-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Atelier de Modelagem e Confeção I introduz os estudantes às técnicas básicas de modelagem, corte e confeção de vestuário. Desenvolve competências práticas e criativas essenciais. É fundamental no ciclo de estudos por servir de base para aprendizagens mais avançadas na área da moda.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6805-22975
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à confeção: características e cuidados a ter; 2. Introdução à modelagem bidimensional: características e construção de moldes; 3. Modelagem 3.1 Pormenores para as peças de vestuário; 3.2 Modelagem de Saia base; 3.3 Modelagem de top base. 4. Confecção 4.1 Construção de biblioteca pormenores - exercício prático. 4.2 Construção de saia com pormenores - exercício prático.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem por objetivo: 1- Conhecer e identificar o equipamento e as tecnologias de confeção; 2- Conseguir modelar pormenores das peças de vestuário; 3- Construir o molde da saia base; 4- Modelar top base; 5- Confecção pormenores; 6- Confecção de saia.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Considerando a natureza dos conteúdos programáticos da UC, a metodologia de ensino é teórica e prática. Na teoria são apresentados os conceitos de modelagem de pormenores, confecção de saia, bem como as tecnologias de utilização dos equipamentos nas oficinas. A parte experimental e prática será sempre acompanhada pelos docentes que apresentam soluções e criam um espaço para a discussão junto do estudante relativamente às boas práticas e resultados para alcançar os objetivos traçados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AMADEN-CRAWFORD, Connie - Costura de moda - técnicas básicas, Bookman, 2014 FISCHER, Anette, GOBIN, Kiran - Construction for fashion design, Basics of fashion, Bloomsbury, 2010. FISCHER,Anette - Sewing for fashion designers, Laurence king Publishing, 2015. JONHSTON, Amanda, HALLET, Clive - Fabric for fashion: the complete guide, Laurence King Publishing NOBREGA, Laura - Modelagem 2d para vestuário, Érica, RENFREW, Elinor, RENFREW, Colin - Desenvolvendo uma coleção, Fundamentos de design de moda, Bookman, 2010
-
Avaliação
Avaliação
As atividades de avalição são:
Dossier de Pontos (15%)
Molde base do vestido (10%)
Exercício de rotação de pinças (10%)
Vestido Base confeção (5%)
Vestido camiseiro (moldes e confeção) (20%)
Vestido final (40%)
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





