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Disciplina Introdução ao Direito I

  • Apresentação

    Apresentação

    A abordagem desenvolvida em Introdução ao direito I procura respeitar um equilíbrio entre uma intenção introdutória (com os esclarecimentos rigorosos que esta impõe em relação aos diversos ramos do direito e aos problemas que neles se manifestam) e uma intenção crítico-reflexiva interna (concentrada nos problemas do sentido e autonomia do projecto prático-cultural do jurídico e da sua especificidade «civilizacional»). 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O direito como dimensão da nossa prática: o problema do seu «sentido civilizacional» Cap. I / O sentido geral do «projecto humano» do direito. A experiência imediata da controvérsia concreta traduzida numa abordagem perfunctória do seu contexto-correlato comunicacional: a reconstrução analítica da ordem jurídica. Capítulo II / A experiência do sentido específico do direito reconstituída num diálogo crítico com o positivismo normativista do século XIX ou os desafios e possibilidades de uma representação pós-positivista. 1. O grande arco pré-moderno. 2. Os factores determinantes do legalismo e do normativismo positivistas reconstituídos no contexto prático-cultural do pensamento moderno-iluminista. 3. O positivismo legalista reconhecido nas suas coordenadas caracterizadoras. 4. Uma primeira abordagem do universo pós-positivista concentrada numa experimentação antropológica 5. O Direito como forma ou modo de vida (a especificidade do homo humanus e do seu sentido comunitário). 
  • Objetivos

    Objetivos

    Trata-se de proporcionar aos alunos as condições para uma primeira reflexão sobre o problema do Direito no nosso tempo e as exigências de autonomia que o distinguem. Essas condições passam por uma identificação do projecto cultural do direito e uma atenção muito especial à dimensão da prática que este autonomiza, envolvendo ainda um primeiro esclarecimento, tão rigoroso quanto possível, das categorias de inteligibilidade correspondentes (sempre que possível dogmaticamente experimentadas e projectadas), mas também uma reconstituição sumária dos ciclos históricos em que estas se especificam. 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Não há propriamente recurso a métodos inovadores. As projecções frequentes de slides são usadas sempre como ponto de partida para uma exposição e discussão mais complexas, que não se esgotam na assimilação passiva das componentes visuais. Sempre que é pertinente, o ensino desenvolve-se com base em análise de caso. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    LINHARES, José Manuel Aroso (2009)- S umários desenvolvidos de Introdução ao Direito, Coimbra , polic., pp. 1-86. NEVES, António Castanheira, Colectânea de textos de Introdução ao Estudo do Direito (textos reunidos sob a designação genérica Curso de Introdução ao Estudo do Direito ), Coimbra, policopiado, s/ data NEVES, António Castanheira (1972) , Curso de Introdução ao Estudo do Direito (extractos) , Coimbra, polic. BRONZE, Fernando José (2006), Lições de Introdução ao Direito , 2ª edição, Coimbra Editora, 2006 (pp. a indicar nos Sumários desenvolvidos ).  
  • Avaliação

    Avaliação

    PROVAS GLOBAIS DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA: As duas provas escritas previstas  no âmbito da avaliação contínua são obrigatórias, garantindo no seu conjunto a tosos os alunos que estejam presentes em ambas (independentemente da classificação obtida) o acesso a uma prova oral.  Nos termos do artigo 3.º do Regulamento, os alunos devem cumprir 70 % de assiduidade para terem acesso à avaliação contínua. A inobservância desse requisito implica a exclusão tanto dos testes escritos como da Prova Global Oral. 

    Descrição

    Data 

    Ponderação

    primeiro teste de avaliação (escrito)

    A definir

    50%

    segundo e último teste de avaliação (já fora do período das aulas)

    A definir

    50%

    provas orais de avaliação contínua

    data a definir

     

     

    Em alternativa, exame de recurso

     

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