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Apresentação
Apresentação
Esta UC promove nos estudantes a capacidade de relacionar o conhecimento dos temas trabalhados ao longo das aulas com a problematização das questões atuais do desporto e as perspetivas do seu desenvolvimento, o que lhe permitirá construir um pensamento holístico sobre as diferentes dimensões do desporto
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1267-193
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Da teoria da Educação Física às Ciências do Desporto.
- Cultura e Desporto: Estrutura concetual da dinâmica cultural; O desporto como fenómeno cultural.
- As civilizações Antigas
- Antiguidade Clássica: Do período Helénico ao Período Romano.
- Idade Média: Atividades físicas de caraterísticas funcionais.
- Idade Moderna. O Movimento Renascentista e as posições dos humanistas perante a Educação corporal. Movimento Iluminista na afirmação da importância das atividades lúdico-desportivas.
- A Educação Física e o desporto nos séculos XIX e XX: As correntes militares; As correntes higienistas; As correntes pedagógicas; As correntes desportivas.
- O século XX e o desenvolvimento e generalização do desporto: Da Ginástica à mundialização do Desporto
- A Educação Física e do desporto em Portugal: Influências estrangeiras no desenvolvimento da Educação Física em Portugal. O ensino da Educação Física em Portugal.
- O movimento olímpico na modernidade.
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Objetivos
Objetivos
No final desta U.C., os estudantes serão capazes de:
Compreender o significado do conceito de Educação Física e Desporto, usando de forma correta a terminologia histórica.
Saber analisar as características das diversas etapas da Educação Física e Desporto, relacionando-as com o contexto cultural de cada período histórico.
Conhecer as configurações dos diferentes modelos do desporto contemporâneo a partir das correntes filosóficas e ideológicas que as justificaram.
Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores;
Desenvolver a capacidade reflexiva e o pensamento crítico acerca das atividades corporais realizadas no passado, para compreender o desporto no presente.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva; Visionamento e discussão de documentários/vídeos; Pesquisa bibliográfica; Análise de artigos científicos; Atividades em pequeno grupo; Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido.
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseada nas evidências, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caillois, R. (1990)., Os jogos e os homens. A máscara e a vertigem, Lisboa: Editorial Cotovia.
Crespo, J. (2011). O processo de civilização do corpo em Portugal¿, Uma História do Desporto em Portugal. Corpo, espaços e media, Lisboa: Quidnovi
Crespo, J. (1990). A História do corpo, Lisboa: DIFEL
Garcia. R. & Bento, J. (1999). Contextos da Pedagogia do Desporto. Perspetivas e Problemáticas Lisboa: Livros Horizonte.
Monroy A. & Saez, G. (2008). Historia del deporte : de la prehistoria al renacimiento. Sevilha: Wanceulen
Pinheiro, F. (2011). Fazer história do desporto: Paradigmas e problemáticas. Revista Estudos do Século XX, 11, 4-20
Rodriguez López, J. (2008). Historia del deporte (3ª ed.) . Barcelona: INDE Publicacioones .
Rosário, A. T. (1996). O Desporto em Portugal. Reflexo e Projecto de uma Cultura. Lisboa: Instituto Piaget.Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal: do século XIX à Primeira Guerra Mundial. Lisboa: Instituto Piaget.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não