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Disciplina História da Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC promove nos estudantes a capacidade de relacionar o conhecimento dos temas trabalhados ao longo das aulas com a problematização das questões atuais do desporto e as perspetivas do seu desenvolvimento,  o que lhe permitirá construir um pensamento  holístico sobre as diferentes dimensões do  desporto

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Da teoria da Educação Física às Ciências do Desporto.
    2. Cultura e Desporto: Estrutura concetual da dinâmica cultural; O desporto como fenómeno cultural.
    3. As civilizações Antigas
    4. Antiguidade Clássica: Do período Helénico ao Período Romano.
    5. Idade Média: Atividades físicas de caraterísticas funcionais.
    6. Idade Moderna. O Movimento Renascentista e as posições dos humanistas perante a Educação corporal. Movimento Iluminista na afirmação da importância das atividades lúdico-desportivas.
    7. A Educação Física e o desporto nos séculos XIX e XX: As correntes militares; As correntes higienistas; As correntes pedagógicas; As correntes desportivas.
    8. O século XX e o desenvolvimento e generalização do desporto: Da Ginástica à mundialização do Desporto
    9. A Educação Física e do desporto em Portugal: Influências estrangeiras no desenvolvimento da Educação Física em Portugal. O ensino da Educação Física em Portugal.
    10. O movimento olímpico na modernidade.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta U.C., os estudantes serão capazes de:

    Compreender o significado do conceito de Educação Física e Desporto, usando de forma correta a terminologia histórica.

    Saber analisar as características das diversas etapas da Educação Física e Desporto, relacionando-as com o contexto cultural de cada período histórico.

    Conhecer as configurações dos diferentes modelos do desporto contemporâneo a partir das correntes filosóficas e ideológicas que as justificaram.

    Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores;

    Desenvolver a capacidade reflexiva e o pensamento crítico acerca das atividades corporais realizadas no passado, para compreender o desporto no presente.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino  serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva;  Visionamento e discussão de documentários/vídeos;  Pesquisa bibliográfica; Análise de artigos científicos;  Atividades em pequeno grupo;  Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido.

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de  inovação  pedagógica baseada nas evidências, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caillois, R. (1990)., Os jogos e os homens. A máscara e a vertigem, Lisboa: Editorial Cotovia.

    Crespo, J. (2011). O processo de civilização do corpo em Portugal¿, Uma História do Desporto em Portugal. Corpo, espaços e media, Lisboa: Quidnovi

    Crespo, J. (1990). A História do corpo, Lisboa: DIFEL

    Garcia. R. & Bento, J. (1999). Contextos da Pedagogia do Desporto. Perspetivas e Problemáticas Lisboa: Livros Horizonte.

    Monroy A. &  Saez, G. (2008). Historia del deporte : de la prehistoria al renacimiento. Sevilha: Wanceulen  

    Pinheiro, F. (2011). Fazer história do desporto: Paradigmas e problemáticas. Revista Estudos do Século XX, 11, 4-20

    Rodriguez López, J. (2008). Historia del deporte (3ª ed.) . Barcelona: INDE Publicacioones .
    Rosário, A. T. (1996). O Desporto em Portugal. Reflexo e Projecto de uma Cultura. Lisboa: Instituto Piaget.

    Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal:  do século XIX à Primeira Guerra Mundial. Lisboa: Instituto Piaget.

INSCRIÇÃO AVULSO
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