filmeu

Disciplina Introdução à Investigação em Desporto e Atividade Física

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Introdução à Investigação no Desporto e Atividade Física enquadra-se no 1º ciclo em Educação Física e Desporto.

    Os conteúdos programáticos desta UC permitem ao estudante familiarizar-se com as metodologias de pesquisa, escrita e de comunicação científica fundamentais para a análise, elaboração e avaliação de documentos científicos e académicos.

    O conhecimento que se espera que os estudantes adquiram durante a UC são essenciais para que os estudantes (1) adquiram novos conhecimentos de forma autónoma, (2) sejam capazes de entender a base científica da Educação Física e Desporto, (3) tenham uma perspetiva critica do conhecimento científico existente e que venha a ser gerado, e (4) possam, no futuro, manter uma prática profissional atualizada e baseada na evidência.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    [CP - conteúdos programáticos]

    CP1. METODOLOGIAS EM INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

    • Definição de conceitos
    • Fontes de informação
    • Base de dados
    • Motores de pesquisa
    • Referenciação e gestores de referências bibliográficas

    CP2. PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

    • Tipo de publicações científicas
    • Normas para a elaboração de publicações científicas
    • Resumos
    • Artigos
    • Comunicações em painel e oral
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam, compreender o processo científico, utilizar motores de pesquisa e bases de dados bibliográficas para a fundamentação de trabalhos, referenciar corretamente as fontes utilizadas para a realização de trabalhos e criar ferramentas de comunicação com recurso a programas específicos.

    Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC:

    OA1. Adquiram conhecimento sobre o processo científico, tipos de estudos e níveis de evidência científica;

    OA2. Conheçam ferramentas de pesquisa e software de referenciação bibliográfica;

    OA3. Adquiram competências de pesquisa e referenciação;

    OA4. Adquiram conhecimentos para a elaboração dos materiais necessários ao âmbito científico e pedagógico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • American Psychological Association. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association. 7th edition. Washigton: American Psychological Association.

    • Helena Donato. (2012). Comunicação em medicina: guia prático. Bial.

    • Bucchi, M. & Trench, B. (eds) (2008), Handbook of Public Communication and Science and Technology. London: Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios