filmeu

Disciplina Basquetebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Basquetebol enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivos disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões do Basquetebol. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC adquiram competências fundamentais para a orientação do ensino do Basquetebol desde os jogos pré-desportivos até ao jogo formal, adequando os seus conhecimentos aos diferentes níveis de actuação prática. O entendimento das progressões metodológicas de ensino assim como a qualidade técnica dos estudantes é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem do Basquetebol.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 - História da modalidade; Leis do jogo; Terminologia e simbologia.

    CP2 - Técnica individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva).

    CP3 - Tática individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva).

    CP4 - Jogos pré-desportivos; Jogos reduzidos e adaptados (3x3).

    CP5 - Jogo formal 5x5.

    CP6 - Metodologia para o ensino do basquetebol (Gestão do Exercício; Comunicação e Gestão de Grupo)

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) desenvolvam conhecimentos e competências específicas relacionadas com o ensino e a prática de basquetebol; OA2) conheçam e apliquem as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas da modalidade; OA3) conheçam e apliquem os princípios do jogo; OA4) desenvolvam conhecimentos relativos à metodologia para o ensino das componentes táticas e técnicas; OA5) adquiram as competências necessárias para o ensino do basquetebol em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Graça, Amândio & Mesquita, Isabel (2015). Jogos Desportivos Coletivos, Ensinar a Jogar (2 ed). FADEUP 

    Official Rules of Basketball (2018). Available at: http://www.fpb.pt

    Minibasquete - Regras , Câmara Municipal de Lisboa -Desporto, Federação Portuguesa de Basquetebol

    Manual de Treinadores de Minibásquete, António San Payo Araújo (2008) - FPB, ENB e CNMB

    Manual de Formação Específica Grau I, Programa Nacional de Formação de Treinadores (2012)

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios