-
Apresentação
Apresentação
A UC Basquetebol enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivos disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões do Basquetebol. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC adquiram competências fundamentais para a orientação do ensino do Basquetebol desde os jogos pré-desportivos até ao jogo formal, adequando os seus conhecimentos aos diferentes níveis de actuação prática. O entendimento das progressões metodológicas de ensino assim como a qualidade técnica dos estudantes é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem do Basquetebol.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22924
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 - História da modalidade; Leis do jogo; Terminologia e simbologia.
CP2 - Técnica individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva).
CP3 - Tática individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva).
CP4 - Jogos pré-desportivos; Jogos reduzidos e adaptados (3x3).
CP5 - Jogo formal 5x5.
CP6 - Metodologia para o ensino do basquetebol (Gestão do Exercício; Comunicação e Gestão de Grupo)
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) desenvolvam conhecimentos e competências específicas relacionadas com o ensino e a prática de basquetebol; OA2) conheçam e apliquem as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas da modalidade; OA3) conheçam e apliquem os princípios do jogo; OA4) desenvolvam conhecimentos relativos à metodologia para o ensino das componentes táticas e técnicas; OA5) adquiram as competências necessárias para o ensino do basquetebol em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Graça, Amândio & Mesquita, Isabel (2015). Jogos Desportivos Coletivos, Ensinar a Jogar (2 ed). FADEUP
Official Rules of Basketball (2018). Available at: http://www.fpb.pt
Minibasquete - Regras , Câmara Municipal de Lisboa -Desporto, Federação Portuguesa de Basquetebol
Manual de Treinadores de Minibásquete, António San Payo Araújo (2008) - FPB, ENB e CNMB
Manual de Formação Específica Grau I, Programa Nacional de Formação de Treinadores (2012)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não