filmeu

Disciplina Desportos de Combate

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) preenche um importante espaço no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas incluídas no currículo do 1.º Ciclo de Estudos. As "Lutas" sempre fizeram parte da vida e da cultura dos povos. O processo de transição para a via desportiva e a natural expansão de alguns Desportos de Combate (Luta e Judo) vieram dar-lhes acrescida importância. Os "Jogos de Luta" com regras, onde a integridade física do companheiro/adversário é "regra de ouro", passaram  a ser vistos de outra forma. Está em causa o seu potencial educativo e formativo, não apenas pelas capacidades físicas e habilidades motoras específicas que desenvolvem, mas também pelos valores que transmitem. É neste contexto que esta UC promove uma formação mais eclética dos estudantes, apetrechando-os com recursos de elevada valência pedagógica, os quais concorrem para que possam ser melhores profissionais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Aspetos histórico-antropológicos dos desportos de combate

    1. Aspetos filosóficos e sócioculturais inerentes ao aparecimento e evolução histórica do Judo

    II. Aspetos terminológicos e metodológicos do ataque e da defesa

    1. Consolidação dos princípios, formas, fatores e fases do combate e sua interligação

    III. Fundamentos técnicos e tático-técnicos elementares dos desportos de combate

    IV. As regras oficiais do Judo e da Luta

    1. Normas das respetivas organizações (e.g. federações nacionais e internacionais)

    V. A etiqueta: saudações, regras de segurança

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC pretende fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino do Judo e Luta em diferentes contextos, a saber: 1) Conhecer os aspetos históricos e dimensão sociocultural dos Desportos de Combate e a sua evolução; 2) Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam interpretar, compreender e analisar as características das técnicas fundamentais dos Desportos de Combate; 3) Compreender e dominar os gestos técnicos fundamentais e os princípios tático-técnicos específicos dos Desportos de Combate; 4) Dominar os aspetos regulamentares básicos específicos dos Desportos de Combate; 5) Saber caracterizar e distinguir os diferentes Desportos de Combate; 6) Cumprir as regras da segurança, respeitando a integridade física dos colegas (“regra de ouro”).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação
    prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção
    no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno
    grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Casado, G. (1990). 1000 ejercicios y actividades de lucha. Barcelona: Editorial Paidotribo.
    • Kobaiashi, K (2014). Judo ilustrado - Kyu e Dan (2a ed.). Coimbra: ADJC/MinervaCoimbra
    • Martins, P. (2010). Luta olímpica: O conhecimento pedagógico. Oeiras: FMH Edições.
    • Veloso, R., Cachada, J., & Aranha, Á. (2010). Uma abordagem didáctica do judo: Ideias e sugestões de trabalho. Vila Real Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios