filmeu

Disciplina Observação e Análise em Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade curricular pretende desenvolver conhecimentos e competências de observação direta de uma sessão de treino/aula de EF. Após assimilarem as bases metodológicas e científicas para a observação e análise em Educação Física, os alunos vão para o terreno aplicar os instrumentos aprendidos. A aplicação prática ocorrem em diversos contexto do desporto, desde a escola, à recreação e o treino desportivo. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. A observação e análise do processo de ensino.

    1. Definição geral dos conceitos

    2. Variáveis da investigação em ensino da educação física e do desporto.

    3. Métodos, instrumentos e procedimentos de observação, recolha e registo de dados.

    3- Análise e interpretação dos dados.

    II. Observação e Análise de diferentes contextos desportivos

    1. Educação física e Actividades desportivas de enriquecimento curricular

    2. Desporto Adaptado

    3. Ginásios e academias

    4. Atividades desportivas para Séniores

    5. Clubes desportivos de alto rendimento

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos desenvolver a capacidade de observar e analisar o desporto em diferentes contextos. Neste sentido, pretende-se que os estudantes que frequentam esta UC sejam, no final da mesma, capazes de: 1) Compreender as variáveis da investigação em ensino da educação física e do desporto; 2) Conhecer e aplicar diferentes métodos, instrumentos e procedimentos de observação em desporto; 3) Monitorizar e refletir sobre o papel dos diferentes intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, 4) Observar diferentes contextos de intervenção desportiva, incluindo o desporto em contexto escolar, dirigido a populações especiais e o rendimento desportivo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos aprenderão fazendo, ou seja, recorrendo à aplicação dos diversos instrumentos de observação no terreno. Esta metodologia permite também que observem diferentes contextos desportivos. Os alunos também recorrem ao processo de reflexão sobre o processo de observação para integrarem as aulas observadas e aprenderem através da prática de diversos professores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Rink, J. (2020). Teaching Physical Education for Learning (8th Edition). St. Louis: Mosby.
    Cope, E.; Cushion C.J.; Harvey, S. and Partington, M. (2022). Re-visiting systematic observation: A pedagogical
    tool to support coach learning and development. Front. Sports Act. Living 4:962690.
    doi:10.3389/fspor.2022.962690

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios