filmeu

Disciplina Traumatologia e Primeiros Socorros

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular enquadra-se no 1º Ciclo em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões das lesões músculo-esqueléticas relacionadas à prática de exercício/atividade física, bem como princípios gerais de reabilitação de algumas lesões através do exercício físico. A unidade curricular também tem como objetivo apresentar recomendações gerais para a avaliação e prescrição do exercício físico em diferentes lesões músculo-esqueléticas e desenvolver conhecimentos acerca dos primeiros socorros e salvamento aquático.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos (CP) são:

    CP1. Definição de lesão desportiva: Princípios gerais de lesão desportiva, tipos de lesão, gravidade das lesões, lesões agudas e crónicas

    CP2. Fisiologia da reparação tecidular pós-lesão e procedimentos de recuperação

    CP3. Avaliação e prescrição do exercício nas lesões ósseas: fraturas, fraturas de stres e periostite

    CP4. Avaliação e prescrição do exercício nas lesões articulares: rotura de ligamentos, luxação articular e osteoartrose

    CP5. Avaliação e prescrição do exercício nas lesões musculares: roturas musculares, distensões, hematomas, tendinopatias

    CP6. Primeiros socorros; suporte básico de vida e salvamento aquático

  • Objetivos

    Objetivos

    Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: 

    OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fatores de risco para a ocorrência de lesões desportivas, de forma a realizar o seu controlo ou eliminação (prevenção)

    OA2. Adquirir conhecimentos sobre os métodos de avaliação e de recuperação das principais lesões músculo-esqueléticas através do exercício físico

    OA3. Adquirir noções básicas acerca dos primeiros socorros e salvamento aquático

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American College of Sports Medicine. (2019). ACSM Clinical Exercise Physiology. Wolters Kluwer.

     

    American Heart Association. (2020). Advanced Cardiovascular Life Support Instructor Manual, International English. American College of Sports Medicine (2010). ACSM´ Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 10th edition. Wolters Kluwer; Lippincott Williams & Wilkins

     

    Farrel, P.; Joyner M.; Caiozzo, V. (2012). ACSM's advanced exercise physiology, 2nd edition. Wolters Kluwer; Lippincott Williams & Wilkins

     

    Jonas, S.; Phillips, E. (2009). ACSM's Exercise is Medicine: A Clinician's Guide to Exercise Prescription. Wolters Kluwer; Lippincott Williams & Wilkins

     

    Liguori, G.; American College of Sports Medicine. (2021). ACSM Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Wolters Kluwer.

     

    Porter, S.; Wilson, J. (Eds.). (2020). A Comprehensive Guide to Sports Physiology and Injury Management: An Interdisciplinary Approach. Elsevier.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios