filmeu

Disciplina Traumatologia e Primeiros Socorros

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular enquadra-se no 1º Ciclo em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões das lesões músculo-esqueléticas relacionadas à prática de exercício/atividade física, bem como princípios gerais de reabilitação de algumas lesões através do exercício físico. A unidade curricular também tem como objetivo apresentar recomendações gerais para a avaliação e prescrição do exercício físico em diferentes lesões músculo-esqueléticas e desenvolver conhecimentos acerca dos primeiros socorros e salvamento aquático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos (CP) são: CP1. Definição de lesão desportiva: Princípios gerais de lesão desportiva, tipos de lesão, gravidade das lesões, lesões agudas e crónicas CP2. Fisiologia da reparação tecidular pós-lesão e procedimentos de recuperação CP3. Avaliação e prescrição do exercício nas lesões ósseas: fraturas, fraturas de stres e periostite CP4. Avaliação e prescrição do exercício nas lesões articulares: rotura de ligamentos, luxação articular e osteoartrose CP5. Avaliação e prescrição do exercício nas lesões musculares: roturas musculares, distensões, hematomas, tendinopatias CP6. Primeiros socorros; suporte básico de vida e salvamento aquático
  • Objetivos

    Objetivos

    Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC:  OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fatores de risco para a ocorrência de lesões desportivas, de forma a realizar o seu controlo ou eliminação (prevenção) OA2. Adquirir conhecimentos sobre os métodos de avaliação e de recuperação das principais lesões músculo-esqueléticas através do exercício físico OA3. Adquirir noções básicas acerca dos primeiros socorros e salvamento aquático
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bahr, R., et al. (2017). Brukner & Khan?s Clinical Sports Medicine: Injuries, Vol. 1. McGraw-Hill Education Lewindon, D., Joyce, D. (2013). Sports Injury Prevention and Rehabilitation: Integrating Medicine and Science for Performance Solutions . Taylor & Francis LTD Madden, C., et al (2017). Netter?s Sports Medicine , 2nd Edition.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios