filmeu

Disciplina Andebol

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1º ciclo de Educação Física e Desporto, na área científica de Educação Física e Desporto, e aborda os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, de Andebol, permitindo que os estudantes adquiram competências técnico-táticas fundamentais, e a capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos e táticos específicos. É também do âmbito desta UC o desenvolvimento da capacidade de reconhecimento dos diferentes modelos de ensino, e a transmissão de competências fundamentais para a orientação de exercícios específicos, que permitam identificar os principais problemas didáticos colocados no ensino do andebol. O entendimento das progressões metodológicas de ensino, assim como a qualidade técnica dos estudantes, é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem desta modalidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento Inicial
    Apresentação do jogo de iniciação no andebol: do 4x4 ao 7x7
    Etapas de desenvolvimento do jovem praticante e aspetos prioritários a trabalhar nas diferentes idades
    O treino centrado no praticante e no prazer pelo jogo
    2. Planeamento
    Fatores de eficácia pedagógica: gestão, instrução e clima nos exercícios de andebol
    Exercícios e jogos
    Fatores a ter em conta para a construção de exercícios, aula/treino
    3. Componentes do Jogo
    As diferentes fases do jogo
    Técnica e tática individual ofensiva e defensiva
    4. Métodos e sistemas de jogo
    Tática coletiva ofensiva e defensiva
    Princípios gerais do jogo ofensivo e defensivo
    Modelos de organização inicial nos jogos And4 até And7
    Sistemas defensivos
    A sua utilização nas diferentes fases de aprendizagem
    5. Área do conhecimento teórico
    Regras de jogo e evolução histórica
    Terminologia e simbologia do Andebol
    6. O Andebol Adaptado e o Andebol de praia: Caracterização, regras e filosofia

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Identificar as características principais do jogo iniciação até ao jogo Sénior
    2. Compreender a importância do jogo nas etapas iniciais para a aprendizagem
    3. Identificar e descrever os princípios gerais do jogo
    4. Identificar e descrever a lógica da redução do espaço de jogo e número de jogadores no jogo de iniciação
    5. Descrever e caracterizar a etapa Inicial, Elementar e Maturo, bem como as características prioritárias a trabalhar nessas fases
    6. Planificar aulas/treinos em função da idade, objetivos e recursos disponíveis
    7. Relacionar, interpretar e planificar as ações individuais e diferentes relações de grupo ofensivas e defensivas
    8. Descrever as regras fundamentais do jogo de andebol, nas suas diferentes variantes
    9. Selecionar a terminologia e simbologia adequada ao jogo de andebol
    10. Compreender a estrutura e regras principais do Andebol de praia

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Antón Garcia, J. (2019). Balonmano: Innovaciones y contribuciones para la evolución del juego. Grupo Editorial Círculo Rojo.
    Antón Garcia, J.; Chirosa, L.; Ávila, F.; Oliver, J., & Sosa, P. (2002). Alternativas Y Factores para la Mejora del Aprendizaje. Ed. Gymnos.
    Arraya, M., & Sequeira, P. (2012). Andebol: Um caminho para o alto rendimento. Visão e Contextos.
    Estriga, L., & Moreira, I. (2014). Ensino do Andebol na Escola. Ensinar e aprender. Editora FADEUP.
    Hapková, I.; Estriga, L.; & Rot, C. (2019). Teaching Handball: Teacher Guidelines. International Handball Federation.
    Pérez Feito, J. & Oliveros Álvarez, M. (2018). Fundamentos del balonmano. Ediciones Tutor.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios