filmeu

Disciplina Metodologia do Treino em Futebol I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente unidade curricular tem como objetivos:

    a) Perspetivar as origens e evolução do jogo de Futebol.

    b) Identificar e caracterizar os objetivos e fundamentos do jogo no quadro da sua organização dinâmica.

    c) Caracterizar as unidades estruturais fundamentais e específicas no quadro do desenvolvimento do jogo.

    d) Identificar os princípios específicos do jogo ofensivo e defensivo.

    e) Descrever as características das diferentes ações tático-técnicas ofensivas e defensivas.

    f) Identificar e caracterizar as ações individuais e coletivas específicas do jogo.

    g) Perspetivar o Futebol 7.

    h) Identificar a observação e a análise como procedimentos importantes para o conhecimento do jogo de Futebol.

    i) Distinguir o treinador como líder, como gestor e como contribuinte para a valorização dos praticantes e Futebol.

    j) Identificar os métodos de ensino/treino das ações técnicas do GR.

    k) Identificar e conhecer as diferentes leis de jogo e missões dos árbitros.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. TÉCNICO-TÁTICA DO FUTEBOL

    1.1. História do jogo de Futebol.

    1.2. Fases do jogo de Futebol.

    1.3. Princípios específicos do jogo de Futebol.

    1.4. Fatores do jogo de Futebol.

    1.5. O jogo de Futebol 7.

    1.6. O treinador de Futebol.

    1.7. Construção e elaboração da sessão de treino de Futebol.

    1.8. Aspetos da análise do jogo por parte do treinador durante a competição.

    1.9. Treino do guarda-redes.

    II. PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL

    2.1. Motivação e filosofia do treinador de Futebol.

    2.2. Relação treinador-jogador de Futebol.

    2.3. Reflexão pessoal do treinador de Futebol.

    III. ARBITRAGEM E LEIS DE JOGO DE FUTEBOL

    3.1. Arbitragem.

    3.2. Leis de Jogo.

    IV. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO JOGO DE FUTEBOL PARA DIFERENTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO COLETIVA, SETORIAL, GRUPAL E INDIVIDUAL, QUE ESTIMULEM A ESPECIFICIDADE E A REPRESENTATIVIDADE DO JOGO DE FUTEBOL.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente unidade curricular tem como objetivos:

    1. Conhecer a lógica organizacional do jogo de Futebol;

    2. Compreender e realizar os fundamentos do jogo de Futebol, nomeadamente através da assimilação e execução de ações específicas e regras de gestão do jogo de Futebol;

    3. Conhecer, executar e aplicar os fundamentos tático-técnicos e psicológicos próprios da modalidade de Futebol;

    4. Conhecer a regulamentação do jogo de Futebol;

    5. Adquirir os conhecimentos teóricos básicos, subjacentes aos objetivos anteriores;

    6. Conhecer a história do jogo e do jogador de Futebol;

    7. Compreender a evolução do jogo e do jogador de Futebol;

    8. Identificar as etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol nacional;

    9. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ato de treinar e suas particularidades.

    10. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Futebol.

    11. As etapas formativas de formação preveem a realização de sessões formais com agentes desportivos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME): serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Visionamnto e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliografica (ME4), Atividades em pequenos grupos (ME5), Informação de retorno fornecido pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berwick, B. (2001). Focused for soccer: Develop a winning mental approach. Hyman Kinetics, E.U.A.

    Castelo, J. (1996). Futebol ¿ A organização do jogo. Author Ed..

    Castelo, J. (2003). Futebol - Atividades físicas e desportivas. In FMH-UTL (Eds.). Lisboa.

    Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada.

    F.P.F. (2017). Leis do jogo. F.I.F.A.

    F.P.F. (2018). As etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol. In www.fpf.pt.

    Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto.

    Oliveira, J. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino-aprendizagem/treino do Jogo. Master Thesis. FCDEF-UP.

    Pacheco, R. (2001). O Ensino do futebol. Futebol de 7. Author Ed.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios