filmeu

Disciplina Metodologia do Treino em Futebol II

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente unidade curricular:

    a) Identificar e conhecer as diferentes leis de jogo e missões dos árbitros.

    b) Identificar e caracterizar os objetivos e fundamentos do jogo no quadro da sua organização dinâmica.

    c) Perspetivar o Futebol 7 e 9.

    d) Identificar a observação e a análise como procedimentos importantes para o conhecimento do jogo de Futebol.

    e) Identificar e conhecer a concetualização do Modelo de jogo para Futebol 7 e 9

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. ARBITRAGEM E LEIS DE JOGO DE FUTEBOL

    1.1. Arbitragem.

    1.2. Leis de Jogo.

    2. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO JOGO DE FUTEBOL PARA DIFERENTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO COLETIVA, SETORIAL, GRUPAL E INDIVIDUAL, QUE ESTIMULEM A ESPECIFICIDADE E A REPRESENTATIVIDADE DO JOGO DE FUTEBOL.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente unidade curricular tem como objetivos:

    1. Conhecer a regulamentação do jogo de Futebol;

    2. Identificar as etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol nacional;

    3. Conhecer e identificar as diferentes escalas/dimensões do jogo aplicadas ao Modelo de Jogo;

    4. As etapas formativas de formação preveem a realização de sessões formais com agentes desportivos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Berwick, B. (2001). Focused for soccer: Develop a winning mental approach. Hyman Kinetics, E.U.A.

      Casanova, F. & Pacheco, R. (2020). O Lêxico do Futebol Português.Ed. Universitárias Lusóf.

      Castelo, J. (1996). Futebol – A organização do jogo. Edição do autor.

      Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada.

      F.P.F. (2022). Leis do jogo. Tradução autorizada pela F.I.F.A.

      F.P.F. (2022). As etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol. In www.fpf.pt.

      Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto.

      Oliveira, J. (2004). Conhecimento Específico em Futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo ensino-aprendizagem/treino do Jogo. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP.

      Pacheco, R. (2001). O Ensino do futebol. Futebol de 7. Edição autor.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios