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Disciplina Atividades de Academia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Atividades de Academias enquadra-se no 1.º ciclo em Educação Física e Desporto. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões das aulas de fitness e do treino de musculação e cardiofitness. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC adquiram competêcias fundamentais para a orientação de exercício em aulas de grupo, nomedamente capacidade de planeamento e orientação de uma aula de treino aeróbio, de treino de força e de treino funcional, com recurso a diversos exercícios ministrados numa cadência musical adequada à modalidade, com capacidade para desenvolver a capacidade cardiorrespiratória, resistência, força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade dos participantes. O entendimento das progressões metodológicas de ensino, assim como a qualidade técnica dos estudantes é determinante para o sucesso.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     1: Aulas de Fitness (Ginástica Aeróbica, Step, Localizada e Treino Funcional): - Conhecer e aplicar os conceitos específicos e terminologia específica das aulas de fitness; - Executar corretamente as habilidades motoras específicas; - Conhecer e detetar os erros mais frequentes das habilidades motoras básicas; - Identificar e caraterizar a estrutura das aulas de grupo; - Identificar os fatores determinantes da intensidade; - Identificar a estrutura musical e saber utilizá-la corretamente durante a execução das coreografias; - Identificar e realizar as devidas adaptações na coreografia e aplicar métodos de montagem coreográfica; - Aplicar técnicas de instrução e comunicação. 2: Musculação e Cardiofitness: - Conhecimento dos princípios gerais do treino; - Conhecimento dos conceitos teóricos de treino aeróbio e treino de força; - Conhecimento dos princípios de ação do professor de fitness; - Equipamentos de musculação e de cardiofitness; - Tipologia de exercícios.  
  • Objetivos

    Objetivos

    1 - Identificar os passos básicos (técnica de execução), exercícios, termos e definições. 2- Reconhecer a estrutura musical utilizada nas aulas de ginástica aeróbica e a importância do seu uso.  3- Conhecer o efeito da velocidade da música na postura, no alinhamento e intensidade da aula. 4- Aplicar as técnicas de progressão dos exercícios e as estratégias de correção da execução.   5- Conhecer e utilizar as máquinas de cardiofitness, as máquinas de musculação e os pesos livres.  6- Desenvolver a capacidade de orientar e acompanhar a realização de exercício na sala de musculação e cardiofitness 7- Identificar métodos de treino cardiovascular e de treino de força. 8- Identificar e aplicar os exercícios de acordo com o condicionamento cardiovascular, o condicionamento muscular (hipertrofia, resistência muscular), a flexibilidade e a composição corporal.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - American College of Sports Medicine (ACSM) (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th ed.). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - Bayles, M. P. (2023). ACSM's exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins. - Cerca, L. (2003). Metodologia da ginástica de grupo (3a ed.). Portugal: Manz Produções.  - Delavier, F. (2003). Strength Training Anatomy. Champaign, Ill: Human Kinetics. - Farrel, P.; Joyner M.; Caiozzo, V. (2012). ACSM's advanced exercise physiology, 2nd edition. Philadelphia: Wolters Kluwer. - NSCA (2008). Essentials of Strength Training and conditioning (3rd Ed). Champaign, Human Kinetics. - Powers, S.K.; Howley, E.T. (2018). Exercise Physiology. Theory and Application to Fitness and Performance, 10th Ed. New York: Mc Grae Hill Education.
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