filmeu

Disciplina Metodologia do Treino em Futebol IV

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto, tendo como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes aos principais domínios do Futebol enquanto unidade curricular académica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I OBSERVAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO JOGO E DO TREINO EM FUTEBOL

    1.1. Modelos, métodos e meios de observação e análise do jogo e do jogador de Futebol.

    1.2. Interpretação dos indicadores e métricas do rendimento multi-dimensional do jogo e do jogador de Futebol.

    II. PREPARAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS PRATICANTES DE FUTEBOL, DE ACORDO COM AS DIFERENTES DIMENSÕES DE RENDIMENTO.

    2.1. Preparação, operacionalização e avaliação dos comportamentos dos jogadores em treino e competição.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Elencar e caracterizar diferentes modelos de preparação, observação e intervenção no âmbito do processo de treino e de competição no Futebol de formação e de rendimento desportivo; 2. Relacionar as etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol no quadro metodológico; 3. As etapas formativas de formação preveem a realização de sessões formais com agentes desportivos de diferentes áreas de intervenção. Assim, pretende-se que os estudantes: a) Identifique e apliquem diferentes linhas de atuação no processo de treino em equipas de formação e de rendimento no Futebol; b) Conheçam, vivenciem e dominem a organização estrutural e funcional do jogo de Futebol, que é de elevada complexidade; c) Adquiram, aperfeiçoem e dominem as capacidades reflexivas e decisionais face às problemáticas envolta da preparação desportiva e da condução em treino e em competição de equipas e jogadores de Futebol e através de sessões com agentes desportivos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática; Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem; Resolução de casos práticos; Visionamento e discussão de vídeos; Atividades em pequeno grupo; Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Casanova, F., & Pacheco, R.P. (2020). O Léxico do Futebol Português. Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a Portugal Football School. Lisboa, Portugal. ISBN: 978-989-757-132-9.

    Castelo, J. (2009). Futebol ¿ A organização dinâmica do jogo. (3ª ed.) Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa. 

    Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada.

    F.P.F. (2018). As etapas de desenvolvimento do jogador de Futebol. In www.fpf.pt.

    Soares, J. (2005). O treino do Futebolista- Volume I. In Porto editora (ED.). Portugal.

    Soares, J. (2005). O treino do Futebolista- Volume II. In Porto editora (ED.). Portugal.

    Teoldo, I.; Oliveira, J.; Garganta, J. (2015). Para um Futebol jogado com ideias: conceção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores de Futebol. In Appris (Ed.). Curitiba, Brasil.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios