filmeu

Disciplina Estágio em Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC  enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto, ramo do treino desportivo. Tem como objetivo realizar o estágio profissionalizante num clube de Futebol, para a função de treinador de Futebol grau I. Tais como: identifiquem os principais problemas inerentes à gestão do treino e da competição em Futebol; conheçam os pressupostos essenciais na comunicação e condução de equipas de Futebol; adquiram conhecimentos e competências essências para implementar com rigor os processos metodológicos inerentes à formação de jogadores e de equipas de Futebol de formação e de rendimento desportivo; adquiram competências para o exercício da função em contextos reais de treino e de competição, em contacto direto e experiencial na construção do conhecimento profissional; adquiram conhecimentos multi-funcionais através da realização de sessões formais com agentes desportivos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE, DESENVOLVIDO EM INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS CERTIFICADAS E RECONHECIDAS PELOS ORGÃOS ASSOCIATIVOS E FEDERATIVOS DE FUTEBOL.

    II. FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO NO ÂMBITO ESPECÍFICO DO TREINO DESPORTIVO EM FUTEBOL, CAPACITANDO OS ESTUDANTES A ADQUIRIREM COMPETÊNCIAS DE EXCELÊNCIA NO DESPORTO DE FORMAÇÃO E RENDIMENTO FUTEBOLÍSTICO NACIONAL.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente unidade curricular tem como objetivos:

    1. Conhecer o quadro desportivo específico do jogo de Futebol, a nível associativo e/ou nacional;

    2. Aplicar e desenvolver nos estudantes os conhecimentos teóricos adquiridos no seu percurso académico, em particular no treino desportivo de formação e rendimento em Futebol;

    3. Desenvolver nos estudantes as competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, estratificação, regulação, condução, análise e controlo do treino/jogo de equipas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Estágio em contexto real de prática; Informação de retorno fornecida pelo docente e tutor sobre o trabalho desenvolvido.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Casanova, F. (2015). The importance of perceptual-cognitive skills in soccer: A new insight. Lambert Academic Publishing, Germany.

    Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada.

    Tamarit, X. (2013). Periodização Táctica vs Periodização Táctica - entrevista a Vitor Frade. In MBF (Ed.). Espanha.

    Pacheco, R. (2005). Segredos de balneário: A palestra dos treinadores de futebol antes do jogo. Editora Prime Books. Portugal.

    Soares, J. (2005). O treino do Futebolista- Volume I e II. In Porto editora (ED.). Portugal.

    Teoldo, I.; Oliveira, J.; Garganta, J. (2015). Para um Futebol jogado com ideias: conceção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores de Futebol. In Appris (Ed.). Curitiba, Brasil.

    Winckel, J. V.; Helsen, W.; McMillan, K.; Tenney, D.; Meert J.P.; Bradley, P. (2014). Fitness in soccer: The science and pratical application. In Moveo Ergo Sum, Klein-Gelmen (Ed.). United Kingdom.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios