-
Apresentação
Apresentação
A UC enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto, ramo do treino desportivo. Tem como objetivo realizar o estágio curricular num clube de Futebol, para a função de treinador de Futebol grau I/UEFA-C. Tais como: identifiquem os principais problemas inerentes à gestão do treino e da competição em Futebol; conheçam os pressupostos essenciais na comunicação e condução de equipas de Futebol; adquiram conhecimentos e competências essências para implementar com rigor os processos metodológicos inerentes à formação de jogadores e de equipas de Futebol de formação e de rendimento desportivo; adquiram competências para o exercício da função em contextos reais de treino e de competição, em contacto direto e experiencial na construção do conhecimento profissional; adquiram conhecimentos multi-funcionais através da realização de sessões formais com agentes desportivos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 20
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22950
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR, DESENVOLVIDO EM INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS CERTIFICADAS E RECONHECIDAS PELOS ORGÃOS ASSOCIATIVOS E FEDERATIVOS DE FUTEBOL. II. FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO NO ÂMBITO ESPECÍFICO DO TREINO DESPORTIVO EM FUTEBOL, CAPACITANDO OS ESTUDANTES A ADQUIRIREM COMPETÊNCIAS DE EXCELÊNCIA NO DESPORTO DE FORMAÇÃO E RENDIMENTO FUTEBOLÍSTICO NACIONAL.
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1. Conhecer o quadro desportivo específico do jogo de Futebol, a nível associativo e/ou nacional; 2. Aplicar e desenvolver nos estudantes os conhecimentos teóricos adquiridos no seu percurso académico, em particular no treino desportivo de formação e rendimento em Futebol; 3. Desenvolver nos estudantes as competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, estratificação, regulação, condução, análise e controlo do treino/jogo de equipas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Estágio em contexto real de prática; Informação de retorno fornecida pelo docente e tutor sobre o trabalho desenvolvido.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Casanova, F. (2015). The importance of perceptual-cognitive skills in soccer: A new insight. Lambert Academic Publishing, Germany. Connoly, F.; White, P. (2017). Game changer: the art of sports science. In Vitoria Belt Publishing. Canada. Tamarit, X. (2013). Periodização Táctica vs Periodização Táctica - entrevista a Vitor Frade. In MBF (Ed.). Espanha. Pacheco, R. (2005). Segredos de balneário: A palestra dos treinadores de futebol antes do jogo. Editora Prime Books. Portugal. Soares, J. (2005). O treino do Futebolista- Volume I e II. In Porto editora (ED.). Portugal. Teoldo, I.; Oliveira, J.; Garganta, J. (2015). Para um Futebol jogado com ideias: conceção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores de Futebol. In Appris (Ed.). Curitiba, Brasil. Winckel, J. V.; Helsen, W.; McMillan, K.; Tenney, D.; Meert J.P.; Bradley, P. (2014). Fitness in soccer: The science and pratical application. In Moveo Ergo Sum, Klein-Gelmen (Ed.). United Kingdom.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não