filmeu

Disciplina Análise de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC enquadra-se no plano de estudos do 1º Ciclo em Educação Física e Desporto na área das Ciências Biológicas Exatas. Os conteúdos programáticos desta UC permitem ao estudante familiarizar-se com as metodologias de organização, tratamento e análises de dados necessárias para a compreensão e análise critica de documentos científicos e académicos.

    O conhecimento que se espera que os estudantes adquiram durante a UC são essenciais para que os estudantes (1) produzam novos conhecimentos, através da análise de dados, (2) sejam capazes de entender as metodologias de análise de dados, (3) tenham uma perspetiva critica dos dados e da sua análise, utilizados na geração do  conhecimento científico existente, e (4) possam analisar dados gerados durante a sua prática profissional ou de investigação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA E AO PROGRAMA JAMOVI
    1. Variáveis
    2. Tipos de variáveis
    3. Transformação de variáveis
    4. Criação de bases de dados
    II.ESTATÍSTICA DESCRITIVA
    1. Medidas de estatística descritiva
    2.Medidas de localização e dispersão
    3.Gráficos (histograma, gráfico de barras)
    4.Tabelas de frequências
    5.Normalidade da distribuição
    III.ANÁLISE INFERENCIAL
    1.Testes de Hipótese
    2.Nível de significância e p-value
    3.Testes paramétricos
    3.1. Teste t para uma amostra
    3.2. Teste t para amostras independente
    3.3. Teste t para amostras dependentes
    4. Testes não paramétricos

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos:

    1. Preparar o aluno para a aplicação de técnicas estatísticas, descritivas e inferenciais, na análise de dados no contexto do ciclo de estudos

    2. Adquirir conhecimento de conceitos básicos e fundamentais da análise de dados

    3. Preparar o estudante para a realização de trabalhos científicos académicos no seu ciclo de estudos, baseado no desenvolvimento de um raciocínio lógico e organizado que permita a formulação de hipóteses de estudo válidas e apresentação adequada de resultados estatísticos.


    No final desta UC, os estudantes devem:

    1.Desenvolver competências na aplicação de técnicas estatísticas, descritivas e inferenciais, na análise de dados;

    2.Aplicar os conhecimentos apreendidos na formulação de hipóteses de estudo válidas e na apresentação adequada de resultados estatísticos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marôco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics. 8a edição. ReportNumber. ISBN: 9789899676374

    Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. 6a edição. Sage.

    Navarro, D.J. & Foxcroft, D.R. (2019). Learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners. (Version 0.70). DOI: 10.24384/hgc3-7p15 [http://learnstatswithjamovi.com]

    Strunk, K. K., & Mwavita, M. (2021). Design and Analysis in Educational Research Using Jamovi: ANOVA Designs. Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios