-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências básicas para compreenderem a estrutura de um sistema elétrico de energia nas suas componentes de produção, transporte e distribuição, para estabelecerem o modelo matemático do sistema elétrico de energia em regime permanente não perturbado, para aplicarem o modelo linear para o trânsito de potências (modelo DC) e respetiva análise técnica de resultados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-10366
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Revisão de conceitos em sistemas trifásicos simétricos e equilibrados Introdução aos sistemas elétricos de energia Evolução histórica; Fontes de energia elétrica; Estrutura, componentes, requisitos, nomenclatura, níveis de tensão e estrutura topológica; Transporte em corrente alternada e corrente contínua; A rede elétrica Portuguesa. Sistema por unidade Definições; Grandezas de base; Formulação matemática das leis fundamentais dos sistemas elétricos de energia em por unidade. Trânsito de potências Modelo matemático; Sistemas com n barramentos; Tipos de barramentos; Classificação das variáveis. Linha elétrica de energia Modelos de linhas curtas, médias e longas; Limite térmico, limite estabilidade estática e limite estabilidade de tensão. Diagramas de carga Fatores de vazio e de carga, utilização da ponta e da potência instalada; Fatores de simultaneidade e de diversidade; Diagrama de carga classificado.
-
Objetivos
Objetivos
Caracterizar o sistema elétrico de energia relativamente à sua estrutura, componentes, requisitos e esquema unifilar. Conhecer a estrutura das redes elétricas de modo geral e, em particular, a rede elétrica Portuguesa; Utilizar o sistema "por unidade" para resolução de problemas de análise de redes; Estabelecer o modelo de uma rede elétrica e formular, do ponto de vista matemático, o problema de trânsito de potências; Aplicar o modelo linear na resolução de problemas de trânsito de potências; Calcular os parâmetros elétricos dos diferentes tipos de linhas e estabelecer o respetivo modelo em regime estacionário: modelo exato, esquema equivalente em pi e modelo de linha curta; Compreender os conceitos de capacidade de transporte, limite térmico, limite de estabilidade estática e limite de estabilidade de tensão; Caracterizar numericamente diagramas de carga; Adquirir capacidade de análise de resultados e tirar conclusões técnicas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Serão usados materiais audiovisuais para ilustrar o funcionamento dos diferentes equipamentos que integram o Sistema Elétrico de Energia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, 5ª edição, LIDEL - Edições Técnicas, LDA, 2009, ISBN: 9789727575862
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e consiste em duas componentes:
- Três trabalhos práticos (30% da classificação final)
Os trabalhos práticos serão apresentados e discutidos pelos alunos em aula, sendo o peso da componente oral igual a 55% e o peso do relatório igual a 45%.
- Teste final escrito (70% da classificação final)
Em situações execionais a definir pelo docente, o aluno poderá ser pedido a realização de uma prova oral como complemento ao teste final escrito. Nesse caso, o peso da componente oral será igual a 70% e o peso do teste final escrito igual a 30%.
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho Prático Nº 1
-
10%
Trabalho Prático Nº 2
-
10%
Trabalho Prático Nº 3
-
10%
Teste Final - 70%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




