filmeu

Disciplina Laboratório de Instalações Eléctricas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC deverá capacitar o aluno para a analise de montagens elétricas e respectiva execução, deverá.desenvolver conhecimento para selecionar componentes e materiais a usar em montagens elétricas. Também permite que o aluno seja capaz de utilizar  ferramentas e acessórios usados nas montagens.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Projeto de uma instalação simples Montagem de um quadro elétrico Montagem de circuito simples de um ponto de luz e uma tomada Montagem de comutação de Lustro Montagens de comutação de escada com 2, 3 e mais pontos de comutação Montagens de teleruptores Montagens de automáticos de escada Montagem de circuito controlo iluminação (Luminosidade) Montagem de detecção de presença Medidas de resistências de isolamento recorrendo a equipamento certificado e usualmente utilizado pela Certiel Verificação de funcionamento de aparelhos de corte e proteção Simulação de uma sobrecarga, para verificação dos efeitos na instalação. Medição da resistência de terra Montagem circuito de arranque de um motor de indução trifásico através de um PLC Montagem circuito de inversão de sentido de rotação de um motor de indução trifásico através de um PLC Montagem circuito de arranque estrela/triângulo de um motor de indução trifásico através de um PLC Visitas de estudo a empresas da àrea
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver capacidades para a compreensão prática das Instalações Elétricas Adquirir capacidades para efetuar a certificação de uma instalação elétrica, nomeadamente, ser capaz de efetuar medidas de isolamento, verificar as terras por uso de equipamento, verificar o correto funcionamento dos aparelhos de corte e proteção. Adquirir capacidades para efetuar montagens elétricas de equipamentos utilizados nas instalações elétricas
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A introdução de conceitos é apoiada pela descrição e aplicação de sistemas reais utilizados na vida quotidiana, utilizando o método expositivo e interrogativo. Cada capítulo aplica uma síntese/debate envolvendo participação dos alunos, em que são utilizadas diversas técnicas de método ativo, como brainstorming e estudos de caso. O objetivo deste tipo de abordagem é desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    José Marinho Gomes Pereira e Josué Lima Morais; (2006);Guia Técnico das Instalações Eléctricas (segundo as Regras Técnicas RTIEBT); Certiel. ISBN: 972-95180-3-3  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios