-
Apresentação
Apresentação
Esta cadeira visa fornecer as bases matemáticas na área das Probabilidades e Estatística para os cursos de Engenharia na UL-CUP. No final da unidade curricular, o estudante deve: Dominar conceitos gerais. Reconhecer o interesse do tratamento estatístico de dados e resultados. Dominar algumas Técnicas de Amostragem, reconhecendo e evitando os principais erros cometidos. Organizar conjuntos de dados. Realizar ajustes matemáticos a conjuntos de dados bivariados e interpretar os resultados obtidos. Decompor uma série temporal e interpretar os resultados daí extraídos. Dominar o conceito de probabilidade e reconhecer algumas distribuições teóricas. Entender a importância da inferência estatística, realizando estimação pontual e estimação intervalar. Utilizar o Excel e SPSS.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-194
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Conceitos Gerais Amostragem Estatística Descritiva Correlação e Regressão Análise de Séries Temporais Teoria das Probabilidades Algumas Distribuições Teóricas Introdução à Inferência Estatística Estimação Intervalar Utilização do SPSS
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o estudante interiorize a natureza aleatória de fenómenos e a necessidade de tratar dados e resultados tendo em conta este aspeto. Assim, o objetivo é dotar o estudante de conceitos gerais e da capacidade de tratar estatisticamente diversos conjuntos de dados, conseguindo extrair conclusões. Concomitantemente, também deverá associar probabilidades a alguns acontecimentos do dia-a-dia e ainda aprenda a aplicar algumas distribuições teóricas em várias situações e ainda dominar algumas ferramentas da inferência estatística. O Aluno será motivado a usar o Excel e SPSS para atingir vários dos objetivos anteriores.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Avaliações formativas com feedback - Tecnologias de apoio ao ensino: Excel e SPSS
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S., Estatística, Editora McGraw-Hill de Portugal, Alfragide, 1997
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não