-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende introduzir o estudante aos conceitos mais avançados e às tendências emergentes nas redes elétricas, focando-se nos sistemas de distribuição do futuro. Serão abordadas temáticas como a integração crescente de recursos energéticos distribuídos, incluindo produção local e veículos elétricos, e a digitalização do setor elétrico, preparando os estudantes para os desafios e oportunidades das redes inteligentes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-22369
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Mudança de paradigma no setor elétrico: integração de produção distribuída e microgeração nas redes de distribuição, e crescente digitalização dos Sistemas Elétricos de Energia. Principais desafios para os Sistemas Elétricos de Energia do futuro. Estudos de impacto: análise da integração de produção distribuída e microgeração em redes de distribuição. Gestão inteligente do consumo: desafios e soluções relacionados com controlo e telecontagem de energia. Novas possibilidades de controlo: desenvolvimento de arquiteturas avançadas de supervisão e controlo das redes de distribuição, com funcionalidades de suporte à gestão da rede. Integração de veículos elétricos: metodologias de análise de impacto e soluções avançadas para a gestão do carregamento. Conceito de microrrede: modos de operação e papel da microrrede como célula autónoma da rede elétrica inteligente.
-
Objetivos
Objetivos
Caracterizar a mudança de paradigma no setor elétrico e compreender a sua influência na operação, controlo e planeamento dos Sistemas Elétricos de Energia. Analisar o impacto do surgimento de diferentes tecnologias de produção distribuída e microgeração nas redes de distribuição. Compreender os efeitos da mobilidade elétrica nos Sistemas Elétricos de Energia. Utilizar ferramentas para realizar estudos sobre o comportamento das redes elétricas na presença de produção distribuída, microgeração e veículos elétricos. Dominar o conceito de micro-rede e explorar a sua aplicação no desenvolvimento das redes distribuição inteligentes.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O ensino nesta Unidade Curricular combina sessões teóricas e teórico-práticas. A componente teórica destina-se à apresentação dos novos conceitos, através de aulas expositivas que abordam os principais tópicos da disciplina. Já a componente teórico-prática tem como objetivo consolidar estes conceitos, centrando-se no desenvolvimento e/ou utilização de ferramentas computacionais específicas e automação para analisar o impacto da integração de produção distribuída e de veículos elétricos nas redes de distribuição. Está ainda prevista uma visita ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Moreira, José Roberto Simões, Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética, 2ª Edição, LTC-GEN, 2021, ISBN: 9788521637356. Bollen, Matt, & Hassan, Fainan, Integration of distributed generation in the power system, Wiley-IEEE Press, 2011, ISBN: 9780470643372. Hatziargyriou, Nikos, Microgrids: Architectures and Control, Wiley-IEEE Press, 2014, ISBN: 9781118720684. Garcia-Valle, Rodrigo, & Peças Lopes, João Abel, Electric Vehicle Integration into Modern Power Networks, Springer, 2012, ISBN: 146140133X
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e consiste em duas componentes:
- Três trabalhos práticos (60% da classificação final)
Os trabalhos práticos serão apresentados e discutidos pelos alunos em aula, sendo o peso da componente oral igual a 55% e o peso do relatório igual a 45%.
- Teste final escrito (40% da classificação final)
Em situações execionais a definir pelo docente, o aluno poderá ser pedido a realização de uma prova oral como complemento ao teste final escrito. Nesse caso, o peso da componente oral será igual a 70% e o peso do teste final escrito igual a 30%
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho Prático Nº 1
-
20%
Trabalho Prático Nº 2
-
20%
Trabalho Prático Nº 3
-
20%
Teste Final - 40%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




