-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular (UC) Instalações Elétricas é determinante no curso de engenharia eletrotécnica de sistemas de energia abordando a concepção, projeto e respetivos cálculos, e auditorias e reponsabilidades das instituições e dos técnicos no ambito nacional de instalações elétricas de baixa e média tensão tensão.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-8685
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Tensões de serviço regulamentares em Portugal. - Características e princípios de funcionamento da aparelhagem elétrica de baixa e média tensão. - Esquemas de ligação à terra utilizados em baixa tensão. - Dimensionamento de alimentadores (cabos elétricos) e de suas proteções. - Terras. Proteções nos diversos ELT. Realização de terras. - Regulamentos em vigor. Regras Técnicas. - Dimensionamento de uma instalação elétrica simples. - Energia reativa. Compensação do fator de potência. - Quadros elétricos. Principais tipos e dimensionamento. - Enquadramento das instalações elétricas de baixa e média tensão no Sistema Elétrico Nacional, nos organismos regulatórios e de inspeção. - Grupos geradores de socorro e de emergência. - Proteção contra descargas atmosféricas. - Interpretação de esquemas elétricos simples - Iluminação interior e exterior. Critérios de projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Na unidade curricular de Instalações Elétricas, os estudantes devem desenvolver conhecimentos e capacidades técnicas: - de forma a enquadrarem as instalações elétricas de baixa e média tensão no Sistema Elétrico Nacional. - das características e princípios de funcionamento da aparelhagem elétrica de baixa e média tensão. - de reconhecimento, de seleção e projeto de toda a aparelhagem de corte e proteção em instalações elétricas genéricas. - de agilidade na interpretação e reprodução de esquemas elétricos de instalações simples de baixa e média tensão. - de regras e regulamentos de segurança em vigor. - de dimensionamento de instalações elétricas simples. - de introdução ao projeto e dimensionamento das instalações elétricas BT, incluindo critérios para o projeto luminotécnico interior e exterior.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Não se realizam aulas estritamente de exposição sendo os objetivos de ensino atingidos com aulas teórico praticas, onde se realizam exercícios práticos de aplicação. Mais do que sessões meramente expositivas, pretende-se que as sessões teóricas tenham uma forte componente de debate de ideias e discussão dos tópicos em análise. Nas sessões teórico práticas serão realizados exemplos / exercícios práticos de aplicação. A avaliação será realizada com pequenas provas individuais e a realização de pequenos trabalhos em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Schneider Electric - Electrical Installation Guide 2018. 2018, referência SE EIGED306001EN; Diário da República - Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão, Portaria 949-A/2006; Apontamentos diversos do docente.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação dos estudantes em sede de avaliação contínua será baseada nos seguintes elementos de avaliação recolhidos no período letivo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação 1
-
1/3
Teste de avaliação 2
-
1/3
Relatórios realizados
-
1/3
Os estudantes não aprovados em avaliação contínua podem realizar um exame finaç com ponderação 100%. Este exame é constituído por uma prova escrita individual obrigatória e por uma prova oral opcional ditada pelos docentes para cada estudante. Quando realizada, a avaliação final será ditada pelo resultado da prova oral.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




