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Disciplina Análise de Dados I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Análise de Dados I oferece uma introdução prática e aplicada à estatística, essencial para a formação moderna em Gestão de Empresas. Centra-se na análise, interpretação e visualização de dados, com aplicação em contextos reais de decisão. A UC contribui para o desenvolvimento de competências quantitativas e analíticas fundamentais, sendo estruturante na formação de profissionais capazes de lidar com informação estatística no apoio à decisão. Enquadra-se nas recomendações internacionais para o ensino da estatística (GAISE-American Statistical Association, OECD), promovendo uma abordagem orientada para problemas reais com recurso a ferramentas digitais abertas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Estatística: papel na decisão, conceitos básicos e software (Jamovi). Estatística Descritiva: medidas de tendência, dispersão e forma; visualização gráfica. Probabilidades e Distribuições: probabilidade, teorema de Bayes, distribuições discretas (Binomial, Poisson) e contínuas (Normal, t, Qui-quadrado, F). Amostragem e Distribuições Amostrais: métodos de amostragem, Teorema do Limite Central, simulações. Inferência Estatística: estimação pontual e intervalos de confiança para médias e proporções. 
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC visa desenvolver competências estatísticas fundamentais, como a análise descritiva, compreensão de probabilidades e introdução à inferência. Os estudantes aprenderão a usar software estatístico (Jamovi) para organizar, visualizar e interpretar dados de forma crítica. Serão capazes de comunicar resultados com rigor, fundamentar decisões com base em evidência quantitativa e reconhecer limitações dos dados analisados. A ênfase está na aplicação prática dos conceitos, promovendo literacia estatística e autonomia analítica em contextos profissionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adota metodologias ativas baseadas na resolução de problemas e análise de dados reais. Os estudantes utilizam o Jamovi para explorar, visualizar e interpretar dados desde as primeiras aulas. As atividades incluem exercícios práticos, simulações, projetos com datasets reais e trabalhos em grupo, incentivando a aprendizagem por descoberta. Esta abordagem promove o pensamento crítico, a autonomia e o envolvimento ativo dos estudantes. O uso de software livre garante acessibilidade e reforça a preparação para contextos profissionais exigentes em competências digitais e analíticas. A utilização de pequenos quizzes ao longo do semestre permite monitorizar as aprendizagens e intervenção e reforço pedagógico precoce se e quando necessário.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marôco, J. (2024). Fundamentos de Estatística . ReportNumber. Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. M. (2019). Statistics for business and economics: Global edition (13rd ed.). Pearson. Danielle J. Navarro and David R. Foxcroft, Learning Statistics with jamovi: A Tutorial for Beginners in Statistical Analysis. Cambridge, UK: Open Book Publishers, 2025, https://doi.org/10.11647/OBP.0333
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