filmeu

Disciplina Análise de Dados II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a técnicas de inferência estatística e à regressão linear. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introduction. Central limit theorem. Distribution of: sample mean, difference between sample means, sample proportion, difference between sample proportions, sample variance and ratio of sample variances.   - Estimation: Introduction. Point and interval estimation.   - Hypothesis testing: Introduction. Errors in hypothesis testing. p-value. Parametric tests. One-way analysis of variance. Non-parametric tests. Goodness of fit and association tests. Kruskal-Wallis test.   - Simple linear regression: Introduction. Simple linear regression model. Least squares method. Coefficient of determination. Model assumptions. Significance tests. Residual analysis. Application of the estimated regression equation for estimation and prediction.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de analisar amostras e compreender distribuições amostrais, estimar parâmetros populacionais, formular e testar hipóteses estatísticas, e ajustar modelos de regressão linear simples com aplicações em Gestão. Para tal, serão exploradas técnicas estatísticas fundamentais com aplicação prática, utilizando o software de análise de dados R/Jamovi. O foco será na interpretação dos resultados e nas tomadas de decisão em Gestão baseada em evidências estatísticas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.   Práticas de inovação pedagógica:   As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marôco, J. (2024). Fundamentos de Estatística. ReportNumber. Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. M. (2019). Statistics for business and economics: Global edition (13rd ed.). Pearson.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios