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Disciplina Análise de Dados II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Análise de Dados II aprofunda os conhecimentos de estatística adquiridos previamente em Análise de Dados I, com foco na inferência estatística, testes de hipóteses e introdução à modelação estatística. A sua ação centra-se na aplicação prática de métodos estatísticos para apoiar decisões nos domínios da Economia, Gestão e Contabilidade. Esta UC é crucial para consolidar competências de análise de dados, permitindo aos estudantes interpretar relações entre variáveis e validar conclusões com base em dados reais e simulados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Testes de Hipóteses: hipóteses nula e alternativa, erros Tipo I e II, p-value.  2. Testes Paramétricos e Não Paramétricos: t-testes, ANOVA, Qui-quadrado, Wilcoxon, Kruskal-Wallis, Friedman.  3. Análise de Correlação: Pearson, Spearman, V de Cramer.  4. Regressão Linear: simples e múltipla, pressupostos, diagnóstico e previsão. Todos os tópicos incluem aplicação prática com dados reais no Jamovi/R.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes devem ser capazes de formular e testar hipóteses estatísticas, selecionar testes adequados (paramétricos e não paramétricos), interpretar correlações e ajustar modelos de regressão linear simples e múltipla. Devem ainda avaliar pressupostos, interpretar resultados com sentido crítico e comunicar conclusões com clareza. A UC visa o desenvolvimento de competências avançadas em análise de dados, fundamentais para a tomada de decisão em ambientes profissionais complexos e baseados em evidência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC utiliza metodologias práticas e orientadas para a resolução de problemas com dados reais. A exploração contínua de software estatístico (Jamovi) permite aplicar os conceitos em análises reais e reprodutíveis. As atividades incluem estudos de caso, simulações, relatórios práticos e projetos com análise crítica. A metodologia incentiva a autonomia, o raciocínio analítico e a capacidade de justificar decisões com base em evidência estatística, promovendo competências aplicáveis ao contexto profissional.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marôco, J. (2024). Fundamentos de estatística. ReportNumber. Newbold, P., Carlson, W. L., & Thorne, B. M. (2019). Statistics for business and economics (13th ed., Global edition). Pearson. Navarro, D. J., & Foxcroft, D. R. (2025). Learning statistics with jamovi: A tutorial for beginners in statistical analysis. Cambridge, UK: Open Book Publishers. https://doi.org/10.11647/OBP.0333
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