-
Apresentação
Apresentação
A UC Economia, Gestão Ética e Responsabilidade Social apresenta fundamentos e aplicações da ética em contexto organizacional, articulando economia, gestão e sustentabilidade. O seu campo de ação é a tomada de decisão responsável em empresas e outras organizações. As áreas de atuação incluem estratégia e governação, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e economia circular, bem como transparência e reporte (ESG/GRI/ISO 26000/Pacto Global). Os domínios de intervenção vão da análise de dilemas e desenho de políticas à avaliação crítica de relatórios e estudo de casos reais, desenvolvendo pensamento crítico e capacidade de implementação. É particularmente pertinente na Licenciatura em Gestão, por integrar ética e sustentabilidade na criação de valor e na competitividade, e em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, por sustentar políticas de pessoas, cultura e liderança ética orientadas para o bem-estar e a accountability.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP292-21711
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à disciplina e à ética em gestão 2.Teorias éticas e aplicação à gestão 3.Ética nos negócios e dilemas organizacionais 4.Economia e ética: conflitos e convergências 5.Responsabilidade Social das Empresas (RSE) 6.RSE, desenvolvimento sustentável e economia circular 7.Certificações e accountability 8. Empreendedorismo social 9. Ética na gestão de pessoas
-
Objetivos
Objetivos
Compreender os fundamentos éticos aplicáveis à economia e à gestão. Identificar e analisar dilemas éticos em contextos organizacionais. Avaliar impactos das decisões de gestão sobre a sociedade e os stakeholders. Avaliar criticamente práticas empresariais e relatórios de sustentabilidade (ESG/GRI/ISO 26000/Pacto Global). Relacionar ética, criação de valor e sustentabilidade na estratégia e nas operações. Conceber políticas e estratégias de responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e economia circular. Aplicar conceitos e métodos em casos reais, formulando recomendações implementáveis. Desenvolver pensamento crítico e argumentação ética sustentada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Casos práticos, exercícios aplicados à realidade, problem based learning.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Crane, A., & Matten, D. (2022). Business Ethics: Managing Corporate Citizenship and Sustainability in the Age of Globalization. Oxford University Press. Carroll, A. B., Brown, J. A., & Buchholtz, A. K. (2018). Business and Society: Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management. Cengage Learning.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não