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Disciplina Gestão da Qualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dotar os estudantes com as competências teórico-práticas necessárias no âmbito da definição e desenvolvimento da qualidade dos negócios e serviços turísticos; para além de fornecer as principais ferramentas de análise, organização e gestão nesta área, procura-se sedimentar o conhecimento através de aplicações práticas de estudo - case studies. Tata-se de uma temática fundamental no contexto do curso que vem complementar a aprendizagem da gestão geral das empresas turísticas.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos básicos e principais filosofias da Gestão da Qualidade. 2. Benefícios e Custos da Qualidade 3. Diferenças da gestão da Qualidade nos Serviços Turísticos e de Hospitalidade 4. Técnicas e Ferramentas da Qualidade. 5. Modelos teóricos de Gestão de Qualidade - Gronroos, Gap's - Servqual. 6. Gestão da Qualidade Total. 7. Gestão de Reclamações. 8. Gestão da Qualidade nos Serviços - Casos práticos.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Identificar os principais benefícios e custos da Qualidade dos serviços turísticos. - Identificar as vantagens da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. - Reconhecer as dificuldades inerentes ao processo e propor soluções adaptadas à realidade da organização em causa. - Interpretar e saber explicar os diferentes modelos e técnicas de Gestão da Qualidade em Serviços e selecionar as mais adequadas a situações reais. - Reconhecer os benefícios da integração dos Sistemas de Gestão (Qualidade, Saúde e Segurança e Ambiente). - Identificar boas práticas de Gestão da Qualidade Total  nos Serviços turísticos. - Reconhecer a relevância e saber propor um sistema de gestão de reclamações adequado a realidades concretas. - Explicar e propor ferramentas da Qualidade adequadas ao contexto específico da gestão dos serviços turísticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de análise de Casos Práticos reais em contexto turístico; Utilização de Software interativo de apresentação - Mentimeter; E-atividades periódicas com base na análise de artigos online para debate nas aulas;  Utilização de Videos ilustrativos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mok, C., Sparks, B., & Kadampully, J. (2001). Service Quality Management in Hospitality, Tourism, and Leisure. New York: Routledge  
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