A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Distribuição e Logística

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma unidade curricular de grande relevância para as organizações no geral. A Logística e a distribuição são necessárias em todas as áreas de negócio.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Gestão de Operações 1.1. A evolução histórica 1.2. Produtividade e competitividade 1.3. Objetivos da Gestão de Operações e da Produção 2. A previsão da procura 2.1. As características da procura e o processo de previsão 2.2. Métodos de previsão 3. Localização física das instalações 4. Planeamento agregado da produção 4.1. Características do processo de planeamento 4.2. Técnicas de planeamento agregado de produção 5. Gestão de stocks 5.1. Características dos stocks 5.2. Modelos utilizados na gestão económica dos stocks 5.3. Stock de segurança 6. Gestão de Compras 7. Gestão dos recursos de produção (MRP)
  • Objetivos

    Objetivos

    Os Alunos devem desenvolver competências para aplicar conceitos e ferramentas da Distribuição e Logística. Devem também ser capazes de identificar, equacionarem e resolverem pragmaticamente problemas reais, na área da Distribuição e Logística. E gerir processos de forma a estes criarem valor para o cliente. A Unidade Curricular deve: 1) Capacitar o aluno para intervenções ao nível da gestão da distribuição e logística, de forma a alcançar e reforçar vantagem competitiva. 2) Capacitar o aluno para intervir em decisões estratégicas e em decisões táticas no que respeita à Distribuição e Logística. 3) Capacitar o aluno para refletir nas consequências para todas as ¿partes interessadas¿ das decisões tomadas a nível da Distribuição e Logística.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A adoção de metodologias inovadoras no ensino de Distribuição e Logística é essencial para a formação de profissionais preparados para o mercado. Estas abordagens tornam o aprendizado mais dinâmico e interativo. Estudos de caso práticos ajudam os estudantes a aplicar conceitos teóricos em situações reais, aprofundando o entendimento das práticas logísticas. Simulações e o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, são cruciais para desenvolver competências. O trabalho em grupo estimula habilidades colaborativas e a troca de ideias. A sala de aula invertida promove maior envolvimento e autonomia. O suporte digital por meio de plataformas de e-learning e conteúdos multimídia enriquece a experiência educacional, preparando os alunos para um mercado em constante evolução.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Silva, A. (2018). Gestão de operações e logística. Edições Sílabo. Duarte, P. (2017). Logística: Conceitos, estratégias e práticas. Lidel. Ferreira, J., & Rodrigues, M. (2019). Distribuição e logística: Fundamentos e práticas. Escolar Editora.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios