filmeu

Disciplina Planeamento e Ordenamento do Território

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Planeamento e gestão do território: Evolução e perspectivas. 2. Princípios e conceitos de planeamento e ordenamento do território. 3. Os instrumentos de ordenamento do território, a várias escalas: Programa Nacional para a Política do Ordenamento do Território (PNPOT), Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT), Planos Especiais de Ordenamento do Território: Planos da Orla Costeira, Planos de Albufeiras de Águas Públicas e Planos de Áreas Protegidas, Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT) e Planos Diretores Municipais e Inter-Municipais. 4. Enquadramento da análise do risco no âmbito do Ordenamento do Território nas suas diversas escalas de intervenção. 5. Integração da análise de riscos no contexto da elaboração dos programas e planos de ordenamento do território. 6. Definição de Opções Estratégias de Base Territorial e estabelecimento de Normas e Diretrizes para a gestão territorial dos riscos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivos: - Mostrar a evolução dos conceitos e das práticas de Planeamento e Ordenamento do Território; Compreender a legislação e os conceitos dominantes no planeamento e ordenamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais; Compreender o caráter multidimensional do planeamento e ordenamento do território; Conhecer o contexto legislativo dos riscos e das práticas de avaliação; Compreender a integração da análise de risco em modelos territoriais. No final da UC pretende-se o estudante seja capaz: - Descrever os conceitos e elementos fundamentais que orientam as estratégias, as metodologias e os instrumentos de intervenção no território; - Identificar tipologias de planos e a sua natureza. - Desenvolver a capacidade de interpretação das dinâmicas e políticas de ordenamento em diversos contextos territoriais e escalas; - Desenvolver a capacidade de integrar os riscos no planeamento e ordenamento do território e propor soluções.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O ensino baseia-se no trabalho em aula, no estudo autónomo e na pesquisa bibliográfica. O docente apresenta e discute os conteúdos, aplicando-os a situações concretas. As tutorias apoiam o trabalho fora da aula. Os estudantes participam na discussão de temas, na resolução de exercícios e realizam trabalhos fora da sala. Será incentivada a pesquisa complementar. Prevê-se um trabalho prático que promove a autonomia e a autoaprendizagem. Em certos momentos, os estudantes apresentarão e defenderão oralmente os seus trabalhos, desenvolvendo competências de comunicação e responsabilidade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alves, R. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território no Estado Português. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, FCG e FCT, Lisboa. Condesso, F. (2005). Ordenamento do Território, ISCSP, Lisboa. DGOTDU (2005). Vocabulário de Termos e Conceitos do Ordenamento do Território, DGOTDU, Coleção Informação, 8, Lisboa. ECDGE (2008). Assessing the potential for a comprehensive community strategy for the prevention of natural and manmade disasters. Final Report. European Commission DG Environment, COWI. Ferrão, João (2011). O ordenamento do território como política pública. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN: 978-972-31-1415-7. lariu, Ioana. (2021). The importance of efficient territory management in distribution planning. Studies and Scientific Researches - Economic Edition. 10.29358/sceco.v0i15.149.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação do tipo contínuo, através da realização de um trabalho prático (40%) e, ainda, de dois testes de avaliação (30%+30%). Em cada momento de avaliação o aluno deve obter a classificação mínima de 8,5 valores. As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria