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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos e competências no domínio da psicometria. Os objetivos de aprendizagem visam promover conhecimentos teórico-práticos relevantes e centrais neste domínio específico, tendo sido definidos por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver a sua atividade profissional. Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-14558
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Introdução à Psicometria 1.1 Definição, caracterização, desenvolvimentos conceptuais e áreas de aplicação 1.2 Teoria da Medida 1.3 Tipo de testes psicológicos CP2: Teoria dos testes 2.1 Construção, tradução e adaptação de testes psicológicos 2.2 Estudo das qualidades psicométricas 2.2.1 Análise e seleção de itens 2.2.2 Validação de testes 2.2.3 Normalização de resultados CP3: Administração, cotação e interpretação 3.1 A seleção dos testes 3.2 Requisitos, condições e competências técnico-científicas de administração 3.3 Apuramento e interpretação de resultados CP4: Psicometria e considerações ético-deontológicas na avaliação psicológica. Considerações relativas: 4.1 Às especificidades dos alvos e contextos de aplicação 4.2 À faixa etária e nível de desenvolvimento 4.3 Às condições físicas e/ou mentais 4.4 Aos contextos excecionais
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Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer a importância do estudo e avaliação das qualidades psicométricas dos testes psicológicos. OA2: Demonstrar conhecimentos e competências práticas de avaliação das qualidades psicométricas dos testes psicológicos. OA3: Descrever os principais métodos de construção e validação dos testes psicológicos, identificando as potencialidades e limites associados a cada um. OA4: Reconhecer as diferentes aplicações dos testes psicológicos nas diferentes áreas da psicologia. OA5: Demonstrar conhecimentos técnicos e interpessoais ao nível da utilização de testes psicológicos em diferentes situações e contextos práticos. OA6: Demonstrar conhecimentos sobre questões ético-deontológicas ao nível da utilização de testes psicológicos em diferentes situações e contextos práticos.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades em pequeno grupo, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (5ª Edição). Braga: Psiquilíbrios Edições. Furr, R. M. & Bacharach, V. R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. Raykov, T., & Marcoulides, G. A. (2011). Introduction to Psychometric Theory. New York: Taylor & Francis.
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Avaliação
Avaliação
Como referido no ponto Funcionamento da unidade curricular deste documento, a UC adota Avaliação Contínua (AC) e independência de avaliação das componentes teórica e prática. Cada componente integra instrumentos de avaliação específicos, a saber:
- Instrumentos de avaliação na componente teórica: duas provas escritas individuais, cada uma das quais com ponderação de 25% na nota final. Ponderação da componente teórica na nota final: 60%;
- Instrumentos de avaliação na componente prática: dois trabalhos práticos, realizados em grupo e, cada um dos quais, com ponderação de 25% na nota final. O primeiro trabalho, relativo à aplicação dos princípios teórico-práticos de construção de testes psicológicos, será avaliado por apresentação e discussão oral. O segundo trabalho, envolvendo a análise crítica de trabalhos científicos publicados no domínio da psicometria, será avaliado através de relatório escrito (10%) e discussão oral (15%). Os objetivos e especificações específicas de cada trabalho serão publicadas no Moodle. Ponderação da componente prática na nota final: 50%.
- É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação e classificação não inferior a 9.5 em ambas as componentes para aprovação à UC. Para cada componente, a classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da méia ponderada das classificações obtidas nos instrumentos de avaliação que a integram.
- Estudantes sem aprovação em avaliação contínua podem submeter-se a exame de avalição final (em época de recurso e/ou especial) de acordo com as normativas previstas para o efeito no Regulamento Geral de Avaliação. Os estudantes podem aprovar a uma das componentes e conservar essa nota, sendo-lhes exigido que realizem prova de exame correspondente à componente sem aprovação em AC; a nota final considerará a proporcionalidade prevista para cada componente. Os estudantes podem decidir não conservar a nota da componente com aprovação em AC, voltando a ser avaliados a ambas; nesse caso, as classificações obtidas na AC deixam de ser consideradas na classificação em exame.
- A melhoria de classificação é efetuada através da realização de exame que abarca a totalidade dos conteúdos programáticos.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




