filmeu

Disciplina Psicometria

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos e competências no domínio da psicometria. Os objetivos de aprendizagem visam promover conhecimentos teórico-práticos relevantes e centrais neste domínio específico, tendo sido definidos por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver a sua atividade profissional.  Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução à Psicometria 1.1 Definição, caracterização, desenvolvimentos conceptuais e áreas de aplicação  1.2 Teoria da Medida 1.3 Tipo de testes psicológicos CP2: Teoria dos testes 2.1 Construção, tradução e adaptação de testes psicológicos  2.2 Estudo das qualidades psicométricas   2.2.1 Análise e seleção de itens 2.2.2 Validação de testes  2.2.3 Normalização de resultados  CP3: Administração, cotação e interpretação   3.1 A seleção dos testes 3.2 Requisitos, condições e competências técnico-científicas de administração   3.3 Apuramento e interpretação de resultados  CP4: Psicometria e considerações ético-deontológicas na avaliação psicológica. Considerações relativas:  4.1 Às especificidades dos alvos e contextos de aplicação 4.2 À faixa etária e nível de desenvolvimento 4.3 Às condições físicas e/ou mentais 4.4 Aos contextos excecionais
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Reconhecer a importância do estudo e avaliação das qualidades psicométricas dos testes psicológicos. OA2: Demonstrar conhecimentos e competências práticas de avaliação das qualidades psicométricas dos testes psicológicos. OA3: Descrever os principais métodos de construção e validação dos testes psicológicos, identificando as potencialidades e limites associados a cada um. OA4: Reconhecer as diferentes aplicações dos testes psicológicos nas diferentes áreas da psicologia. OA5: Demonstrar conhecimentos técnicos e interpessoais ao nível da utilização de testes psicológicos em diferentes situações e contextos práticos. OA6: Demonstrar conhecimentos sobre questões ético-deontológicas ao nível da utilização de testes psicológicos em diferentes situações e contextos práticos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades em pequeno grupo, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (5ª Edição). Braga: Psiquilíbrios Edições.  Furr, R. M. & Bacharach, V. R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.  Raykov, T., & Marcoulides, G. A. (2011). Introduction to Psychometric Theory. New York: Taylor & Francis.
  • Avaliação

    Avaliação

    Como referido no ponto Funcionamento da unidade curricular deste documento, a UC adota Avaliação Contínua (AC) e independência de avaliação das componentes teórica e prática. Cada componente integra instrumentos de avaliação específicos, a saber:

    • Instrumentos de avaliação na componente teórica: duas provas escritas individuais, cada uma das quais com ponderação de 25% na nota final. Ponderação da componente teórica na nota final: 60%;
    • Instrumentos de avaliação na componente prática: dois trabalhos práticos, realizados em grupo e, cada um dos quais, com ponderação de 25% na nota final. O primeiro trabalho, relativo à aplicação dos princípios teórico-práticos de construção de testes psicológicos, será avaliado por apresentação e discussão oral. O segundo trabalho, envolvendo a análise crítica de trabalhos científicos publicados no domínio da psicometria, será avaliado através de relatório escrito (10%) e discussão oral (15%). Os objetivos e especificações específicas de cada trabalho serão publicadas no Moodle. Ponderação da componente prática na nota final: 50%. 

    - É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação e classificação não inferior a 9.5 em ambas as componentes para aprovação à UC. Para cada componente, a classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da méia ponderada das classificações obtidas nos instrumentos de avaliação que a integram.

    - Estudantes sem aprovação em avaliação contínua podem submeter-se a exame de avalição final (em época de recurso e/ou especial) de acordo com as normativas previstas para o efeito no Regulamento Geral de Avaliação. Os estudantes podem aprovar a uma das componentes e conservar essa nota, sendo-lhes exigido que realizem prova de exame correspondente à componente sem aprovação em AC; a nota final considerará a proporcionalidade prevista para cada componente. Os estudantes podem decidir não conservar a nota da componente com aprovação em AC, voltando a ser avaliados a ambas; nesse caso, as classificações obtidas na AC deixam de ser consideradas na classificação em exame.

    - A melhoria de classificação é efetuada através da realização de exame que abarca a totalidade dos conteúdos programáticos. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios