-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Estatística para as Ciências Sociais constitui uma unidade integrada no 2º ano da licenciatura em Serviço Social e visa dotar os/as estudantes de noções básicas de estatística descritiva e de competências para a construção de instrumentos de recolha e análise de informação, assim como a interpretação de resultados. Esta UC visa conferir competências na operacionalização de dados quantitativos, de forma a preparar os/as profissionais para analisar a complexidade de variáveis presentes e as suas relações internas com o exterior, permitindo o desenvolvimento do conhecimento na área do Serviço Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-10288
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos básicos em estatística e análise de dados 1.1. Os métodos quantitativos no Serviço Social 1.2. Conceitos básicos de estatística e análise de dados: o método científico, variáveis e hipóteses. 1.3. A importância da análise de dados em Serviço Social 1.4. As diferentes técnicas de análise de dados e softwares de apoio 1.5. Variáveis e sistemas de classificação das variáveis e amostras 1.6. Interfaces do IBM SPSS: informatização, gestão e recodificação de dados 2. Estatística Descritiva 2.1. Medidas de tendência central 2.2. Medidas de dispersão 2.3. Elaboração e análise de tabelas e gráficos 3. Análise exploratória de dados 3.1. Testes paramétricos e não paramétricos 4. Introdução à Estatística inferencial 4.1. Probabilidades estatísticas e erros estatísticos 4.2. Testes de associação 5. Reportar análises de dados e resultados em Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC, o/a estudante deverá ser capaz de operacionalizar conceitos e interpretar dados que lhes permita comparar e analisar situações da realidade social, recorrendo a ferramentas e softwares de análise, nomeadamente: O1: Ser capazes de operacionalizar conceitos e interpretar dados, no âmbito da estatística descritiva; O2: Conhecer e utilizar as interfaces do software IBM SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para informatização de dados e análises de estatística descritiva, normalidade da distribuição e testes de associação; O3: Identificar, utilizar e interpretar resultados de testes estatísticos de associação; O4: Selecionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado de modo a responder a questões de investigação; O5: Apresentar os resultados da análise de dados utilizando tabelas e gráficos e interpretar os resultados de forma correta, respondendo a questões de investigação na área do Serviço Social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de cariz teórico-prático e os conteúdos serão lecionados numa constante interligação entre a sua exposição teórica e a sua aplicação e interpretação prática com recurso ao SPSS, recorrendo a metodologias ativas de ensino/aprendizagem. A avaliação irá incluir dois momentos: um teste de avaliação (50%) e a elaboração e apresentação de um relatório/produção científica com recurso ao SPSS (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coutinho, C. (2021). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Almedina. Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. Haaker, M (2019). Choose Your Statistical Test: little quick fix. Sage Publications. Martinez, L., & Ferreira, A. (2010). Análise de dados com SPSS: Primeiros passos. Escolar Editora. Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilíbrios.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não