-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Estatística para as Ciências Sociais constitui uma unidade integrada no 2º ano da licenciatura em Serviço Social e visa dotar os/as estudantes de noções básicas de estatística descritiva e de competências para a construção de instrumentos de recolha e análise de informação, assim como a interpretação de resultados. Esta UC visa conferir competências na operacionalização de dados quantitativos, de forma a preparar os/as profissionais para analisar a complexidade de variáveis presentes e as suas relações internas com o exterior, permitindo o desenvolvimento do conhecimento na área do Serviço Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-10288
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos básicos em estatística e análise de dados 1.1. Os métodos quantitativos no Serviço Social 1.2. Conceitos básicos de estatística e análise de dados: o método científico, variáveis e hipóteses. 1.3. A importância da análise de dados em Serviço Social 1.4. As diferentes técnicas de análise de dados e softwares de apoio 1.5. Variáveis e sistemas de classificação das variáveis e amostras 1.6. Interfaces do jamovi: informatização, gestão e recodificação de dados 2. Estatística Descritiva 2.1. Medidas de tendência central 2.2. Medidas de dispersão 2.3. Elaboração e análise de tabelas e gráficos 3. Análise exploratória de dados 3.1. Testes paramétricos e não paramétricos 4. Introdução à Estatística inferencial 4.1. Testes estatísticos e erros estatísticos 4.2. Testes de correlação e regressão 5. Reportar análises de dados e resultados em Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC, o/a estudante deverá ser capaz de operacionalizar conceitos e interpretar dados que lhes permita comparar e analisar situações da realidade social, recorrendo a ferramentas e softwares de análise, nomeadamente: O1: Ser capazes de operacionalizar conceitos e interpretar dados, no âmbito da estatística descritiva; O2: Conhecer e utilizar as interfaces do software jamovi para informatização de dados e análises de estatística descritiva, normalidade da distribuição e testes de associação; O3: Identificar, utilizar e interpretar resultados de testes estatísticos de associação; O4: Selecionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado de modo a responder a questões de investigação; O5: Apresentar os resultados da análise de dados utilizando tabelas e gráficos e interpretar os resultados de forma correta, respondendo a questões de investigação na área do Serviço Social.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas são de cariz teórico-prático e os conteúdos serão lecionados numa constante interligação entre a sua exposição teórica e a sua aplicação e interpretação prática com recurso ao jamovi, recorrendo a metodologias ativas de ensino/aprendizagem. A avaliação irá incluir dois testes de 50%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coutinho, C. (2021). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Almedina. Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta. Jamovi (2020). Analyses. https://docs.jamovi.org/index.html Marôco, J. (2024). Fundamentos de Estatística. ReportNumber. Navarro, D., & Foxcroft, D. (2025). Learning Statistics with jamovi. A Tutorial for Beginners in Statistical Analysis. Open Book Publishers. https://doi.org/10.11647/OBP.0333
-
Avaliação
Avaliação
Descrição Data Ponderação Teste de avaliação 25/03/26 50% Teste de avaliação 27/05/26 50% A frequência e assiduidade segue o descrito no artigo 11º do Despacho Reitoral nº24/2023, o número máximo de faltas corresponde a 30% do total de aulas. A presença e assiduidade a provas, segue o descrito no artigo 12º do Despacho Reitoral nº24/2023, a ausência do estudante a provas, ou a não entrega do trabalho nos termos estabelecidos, resulta da inexistência de avaliação a esse momento de avaliação ou prova.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





