filmeu

Disciplina Sociologia da Família

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular, surge no 2º semestre, do 1º ano, do curso de Serviço Social e centra-se no aprofundamento do conhecimento sobre as principais propostas teóricas, no âmbito da sociologia da família que se produziram desde a viragem do século XIX para o século XX, até às teorias mais marcantes do século XX e aos recentes contributos teóricos do século XXI. Identificam-se igualmente os debates contemporâneos no âmbito das relações familiares que se consideram mais decisivos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sociologia da família: a perspectiva dos clássicos - Revolução francesa, industrialização e mudanças na família - Durkheim e a família conjugal moderna. - Simmel, a sociologia da família e do casamento - Da instituição ao companheirismo: a proposta de Burgess. - Parsons e a família conjugal americana. A rutura dos anos 70 - O casamento, a família e o trabalho doméstico - Divisão social e sexual do trabalho, género e classe A sociologia da família: teorias e propostas dos finais do século XX aos inícios do século XXI - Família, determinações sociais, sexo e género - Casamento, homogamia e mobilidade social - Contributos portugueses: a família como unidade de análise, identidade, permanência e mudança Da crise da família à plasticidade das famílias: um debate permanente. - A persistência da valorização da família. Os afetos no centro; - Mudanças, tensões, velhos e novos problemas; - Tendências e configurações fundamentais no plano nacional e internacional.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivos: O1 - Reconhecer a importância da Sociologia enquanto Ciência Social e instrumento de trabalho; O2 - Identificar e relacionar o modo como as questões sociais influenciaram o pensamento científico acerca da família; O3 - Caracterizar a família enquanto fenómeno produzido/construído e socialmente determinado no espaço e no tempo; O4 - Conhecer a diversidade das estruturas familiares; O5 - Analisar o impacto das relações intergeracionais na compreensão da família e das suas dinâmicas; O6 - Analisar criticamente temas emergentes do estudo da Família nas sociedades atuais e a sua importância para o exercício do Serviço Social; O7 - Compreender a dinâmica dos processos sociais aplicados ao exercício profissional do Serviço Social; O8 - Identificar estratégias de intervenção na família.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias usadas são: - a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; - visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; - análise de artigos científicos; - apoio tutorial aos trabalhos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Amaro, Fausto (2014). Sociologia da Família. Lisboa: Pactor - Dias, Isabel (2005). Violência na Família - Uma Abordagem Sociológica. Lisboa: Edições Afrontamento - Dias, Isabel (2015). Sociologia da Família e do Género. Lisboa: Pactor - Parsons, Talcott, "A Estrutura social da família?" (1971, 1949) in Ruth Ashen (org.), A Família sua função e destino, Lisboa, Edições Meridiano - Saraceno, Chiara e Manuela Naldini, (2003) Sociologia da Família, Lisboa, Editora Estampa - Segalen, Martine (1999) Sociologia da Família, Lisboa, Edições Terramar. - Torres, Anália, Rita Mendes e Tiago Lapa (2006), Famílias na Europa, in Vala e Torres Contextos e Atitudes Sociais na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. - Wall, Karin (org.) (2005), Famílias em Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. - Wall, Karin e Lígia Amâncio (org.) (2007), Família e Género em Portugal e na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    03/2026

    40%

    Trabalho escrito

    05/2026

    40%

    Apresentação oral do trabalho escrito

    05/2026

    20%

     

    A presença e assiduidade a provas, segue o descrito no artigo 12º do Despacho Reitoral nº24/2023, designadamente: a ausência do estudante a provas, ou a não entrega do trabalho nos termos estabelecidos, resulta da inexistência de avaliação a esse momento de avaliação ou prova.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria