-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular, surge no 2º semestre, do 1º ano, do curso de Serviço Social e centra-se no aprofundamento do conhecimento sobre as principais propostas teóricas, no âmbito da sociologia da família que se produziram desde a viragem do século XIX para o século XX, até às teorias mais marcantes do século XX e aos recentes contributos teóricos do século XXI. Identificam-se igualmente os debates contemporâneos no âmbito das relações familiares que se consideram mais decisivos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-124
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sociologia da família: a perspectiva dos clássicos - Revolução francesa, industrialização e mudanças na família - Durkheim e a família conjugal moderna. - Simmel, a sociologia da família e do casamento - Da instituição ao companheirismo: a proposta de Burgess. - Parsons e a família conjugal americana. A rutura dos anos 70 - O casamento, a família e o trabalho doméstico - Divisão social e sexual do trabalho, género e classe A sociologia da família: teorias e propostas dos finais do século XX aos inícios do século XXI - Família, determinações sociais, sexo e género - Casamento, homogamia e mobilidade social - Contributos portugueses: a família como unidade de análise, identidade, permanência e mudança Da crise da família à plasticidade das famílias: um debate permanente. - A persistência da valorização da família. Os afetos no centro; - Mudanças, tensões, velhos e novos problemas; - Tendências e configurações fundamentais no plano nacional e internacional.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivos: O1 - Reconhecer a importância da Sociologia enquanto Ciência Social e instrumento de trabalho; O2 - Identificar e relacionar o modo como as questões sociais influenciaram o pensamento científico acerca da família; O3 - Caracterizar a família enquanto fenómeno produzido/construído e socialmente determinado no espaço e no tempo; O4 - Conhecer a diversidade das estruturas familiares; O5 - Analisar o impacto das relações intergeracionais na compreensão da família e das suas dinâmicas; O6 - Analisar criticamente temas emergentes do estudo da Família nas sociedades atuais e a sua importância para o exercício do Serviço Social; O7 - Compreender a dinâmica dos processos sociais aplicados ao exercício profissional do Serviço Social; O8 - Identificar estratégias de intervenção na família.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias usadas são: - a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; - visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; - análise de artigos científicos; - apoio tutorial aos trabalhos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Amaro, Fausto (2014). Sociologia da Família. Lisboa: Pactor - Dias, Isabel (2005). Violência na Família - Uma Abordagem Sociológica. Lisboa: Edições Afrontamento - Dias, Isabel (2015). Sociologia da Família e do Género. Lisboa: Pactor - Parsons, Talcott, "A Estrutura social da família?" (1971, 1949) in Ruth Ashen (org.), A Família sua função e destino, Lisboa, Edições Meridiano - Saraceno, Chiara e Manuela Naldini, (2003) Sociologia da Família, Lisboa, Editora Estampa - Segalen, Martine (1999) Sociologia da Família, Lisboa, Edições Terramar. - Torres, Anália, Rita Mendes e Tiago Lapa (2006), Famílias na Europa, in Vala e Torres Contextos e Atitudes Sociais na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. - Wall, Karin (org.) (2005), Famílias em Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. - Wall, Karin e Lígia Amâncio (org.) (2007), Família e Género em Portugal e na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não