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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular centra-se fundamentamente em: - aspetos epistemológicos como a construção da realidade social, os problemas sociais e os problemas sociológicos, a pluralidade das Ciências Sociais/ Interdisciplinaridade; - aspetos históricos e o desenvolvimento do conhecimento científico: da filosofia à Ciências Sociais; - aspectos teóricos, nomeadamente através da apresentação de pensadores das principais escolas sociológicas: Auguste Comte e o Positivismo, Emile Durkheim e o Funcionalismo, o construtivismo de Max Weber, o materialismo histórico e dialético de Karl Marx, entre outros; bem como as perspetivas teóricas da sociologia como fundamentos de interpretação e intervenção para a profissão de Serviço Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP733-1292
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Teoria sociológica, teoria social e Ciências Sociais 1.1. A construção da realidade social 1.2. Os problemas sociais e os problemas sociológicos 1.3. A pluralidade das Ciências Sociais/Interdisciplinaridade 1.4. As perspetivas teóricas da Sociologia como fundamentos para interpretação e intervenção de Serviço Social 2. Fundadores e pensadores das principais escolas sociológicas 2.1. Método de conhecimento e Positivismo em Comte 2.2. Sociologia e método científico: a contribuição de Durkheim 2.3. Ação social, Poder e sociologia compreensiva em Max Weber 2.4. O materialismo histórico e dialético de Karl Marx 2.5. A Escola de Chicago 2.6. O estrutural funcionalismo
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Objetivos
Objetivos
O1: Conhecer as principais perspetivas teórico-metodológicas do pensamento sociológico. O2: Compreender a realidade social à luz dos contributos das diferentes teorias sociológicas, reconhecendo que cada matriz teórica proporciona interpretação diferente da mesma realidade social. O3: Desenvolver uma compreensão de que a análise da realidade social implica conhecimento sobre análises científicas, instrumentos metodológicos e conceituais que fundamentam a intervenção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias usadas são: - a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; - visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; - análise de artigos científicos; - apoio tutorial aos trabalhos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berger, P. e Luckmann, T. (1999) A construção Social da realidade: um livro sobre a sociologia do conhecimento, Lisboa, Dinalivro. Durkheim, É. (2022). As regras do método sociológico. Forte da Casa: Quimera. Giddens, A. (2007) Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Moreira, Carlos Diogo; Bracons, Hélia (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos, Manuais Universitários. Lisboa: Edições Lusófonas. ISBN: 978-989-757-094-0 Santos, B.S. (1995) Um discurso sobre as Ciências, Porto, Afrontamento. Weber, M. (2015) A Ética protestante e o Espírito do capitalismo, Lisboa, Presença.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não