-
Apresentação
Apresentação
Para entender os fundamentos do Serviço Social é necessário recorrer aos antecedentes da Assistência que remontam à Antiguidade Clássica, Idade Média e Industrialização. O Serviço Social surge com as Escolas e Serviço Social. Vai adquirindo a sua identidade na intervenção social e mais tarde na investigação. A relevância da criação de conhecimento ligado à intervenção coloca hoje o Serviço Social como parceiro na criação de conhecimento e como a profissão de intervenção social mais antiga.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-14058
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Contextualização do Serviço Social-bases ontológicas 1.1 Definição, dimensões e eixos estruturantes da profissão 1.2 Principais contributos para a profissão: Bertha Reynolds; Jane Addams e Mary Richmond 2. Contextualização das Bases Conceptuais e dos Modelos de Intervenção em Serviço Social 2.1 Os primeiros esforços para sistematizar um método profissional 2.2 Método de Serviço Social de Casos 2.3 Método do Serviço Social de Grupo 2.4 Método de Serviço Social de Comunidade 3. Génese, emergência e evolução do Serviço Social a nível Internacional 4. O Serviço Social em Portugal: Génese, evolução e institucionalização 4.1 A implementação da democracia e perspetivas para a profissão 4.2 As mudanças socioeconómicas, os movimentos sociais e a evolução da profissão entre os anos 30 e os anos 60 do século XX 4.3 A qualificação académica. Exigências teórico-práticas e ético políticas 5. Movimentos críticos e reconceptualização do Serviço Social clássico.
-
Objetivos
Objetivos
O1: Adquirir instrumentos conceptuais básicos para a compreensão, análise e crítica dos fundamentos filosóficos, políticos e teóricos do Serviço Social e da sua evolução histórica; O2: Compreender a evolução histórica do Serviço Social; O3: Apreender a articulação do Serviço Social com outras disciplinas; O4: Compreender a articulação do Serviço Social com as Políticas Sociais; O5: Compreender o Serviço Social na atualidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia ativa, com incentivo à procura de conhecimento, promovem a autonomia do/a aluno/a, estimulam o debate, promovem a exposição das suas opiniões, aumentando o espírito crítico. Priveligia-se ainda, uma aproximação à comunidade, através de aulas abertas com profissionais convidados, da àrea do Serviço Social, experiências fora da sala de aula. O objetivo é envolver mais o/a aluno/a no seu processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albuquerque, C. P., & Arcoverde, A. B. (2017). Serviço social contemporâneo: reflexividade e estratégia. Lisboa Amaro, M. I. (2012). Urgências e Emergências do Serviço Social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade. Universidade Católica Editora. Branco, F. (2009). A Profissão de Assistente Social em Portugal. Locus Social (3), 61-89. Branco, F., & Amaro, I. (2011). As práticas do Serviço Social activo no âmbito das novas tendências da política social: uma perspectiva portuguesa. Serv. Soc. Soc., 108, 656-679. Iamamoto, M. V., & dos Santos, C. M. (2021). A história pelo avesso: a reconceituação do serviço social na América Latina e interlocuções internacionais. Cortez Editora. Research on Social Work Practice 24(5), 517-523. Silva, T. P. G. R. D. (2017). A primeira escola de Serviço Social em Portugal: o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não