-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular apresenta o fenómeno do envelhecimento na sociedade contemporânea, focalizando em Portugal suas especificidades. Aborda os aspetos da geriatria e também os da gerontologia, entendendo o envelhecimento como processo que pode ser ativo, estimulando os estudantes a entrarem em contato com realidades diferenciadas das Estruturas Residenciais para Idosos, dos Centros de Dia entre outras formas de atendimento aos idosos. Apresenta as abordagens do Serviço Social frente ao fenómeno.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP733-14074
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Evolução Demográfica e Envelhecimento Populacional: Principais Desafios Abordagens conceptuais; 2.Velhice e o Envelhecimento:(Significações do envelhecimento; Teorias e Modelos, Envelhecimento individual); 3.Sistemas de proteção na velhice: Estado, Instituições e Família; 4.Saúde e bem-estar na velhice (Qualidade de vida nos idosos, Capacidade funcional, Reabilitação e Intervenção psicossocial em situação de Dependência, Autonomia, Ambiente); 5.Construção de novas formas de sociabilidade no processo de Envelhecimento e na Velhice (Redes interpessoais, Relações de apoio e de vizinhança, Participação e Boas Práticas); 6.Serviço Social Gerontológico- Papel e Práticas Profissionais.
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: O1. Adquirir, integrar e dominar os conhecimentos elementares e necessários para uma compreensão global do processo de envelhecimento humano; O2. Analisar as diferenças entre o envelhecimento normal e patológico, atentando-se para os impactos da incapacidade e dos processos de doenças, nos diferentes aspetos da vida das pessoas; O3. Conhecer Sistemas de Proteção na Velhice; O4. Compreender a intervenção na velhice no âmbito da Saúde e Bem-estar; O5. Conhecer novas formas de sociabilidade no processo de Envelhecimento e na Velhice; O6. Saber compreender a intervenção do Serviço Social Gerontológico em contextos diferenciados como: Instituições e ou comunidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Todas aquelas consideradas pertinentes e adequadas num determinado momento/situação e que contribuam para a melhoria na aprendizagem dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Canhão, H., Gil, P., Barros, P.,Branco, J. (2022).Desafios do Envelhecimento para Saúde, a Economia e a Sociedade. Editora Principia Carvalho,H.(2013). Serviço Social no Envelhecimento. Edições Pactor Freitas, E., Py, l., Cançado, F., Doll,J.,Garzon,J.(2013). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara Koogan, 3.ed Moreira, M. (2020). Como Envelhecem os Portugueses ? Envelhecimento, Saúde, Idadismo. Fundação Francisco Manuel dos Santos Nunes, L.,Menezes,O.(2014). O Bem-Estar, a Qualidade de Vida e a Saúde dos Idosos. Editorial Caminho Ribeiro, O.,Paúl, C.(2012). Manual de Gerontologia-Aspetos Biocomportamentais, Psicológicos e Sociais do Envelhecimento. Editora Lidel Sequeira, C. (2010). Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental. Editora Lidel Sousa, L., Figueiredo, D., Cerqueira,M. (2004). Envelhecer em Família-Os cuidados familiares na velhice. Editora Ambar
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não