filmeu

Disciplina Serviço Social, Comunicação e Linguagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Serviço Social, Comunicação e Linguagem constitui uma unidade integrada no 1º ano da licenciatura em Serviço Social e visa situar a comunicação como instrumento transversal no domínio da interação social para a construção da relação profissional no Serviço Social. Esta UC visa introduzir o/a estudante nas questões teóricas e práticas da comunicação e linguagem, instrumento indispensável à condição humana, e competência fundamental para o/a assistente social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      I. A Comunicação 1.1. Comunicação como fundamento da vida social: principais teorias; 1.2. Bases do processo de comunicação: a dimensão profissional. II. Processo comunicacional 2.1. Comunicação interpessoal, face a face, individual e coletiva, comunicação  institucional e de massas; 2.2. Elementos da comunicação; 2.3. Contexto, meios e técnicas; 2.4. Feedback; 2.5. Comunicação verbal e não verbal. III. Imagem e Linguagem no processo comunicacional 3.1. Língua e linguagem; 3.2. Tipos de linguagem; 3.3. O papel da cor e formato na configuração de mensagens; 3.4. O poder da linguagem e a linguagem do poder; 3.5. Proximidade e distanciamento: a linguagem do espaço. IV. Comunicação e Serviço Social 4.1. As particularidades da comunicação no processo de intervenção e na construção da relação profissional; 4.2. Saber escutar: a escuta ativa; 4.3. Adequação da linguagem em diferentes contextos.  
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Compreender os fundamentos da comunicação como dimensão fundamental e constitutiva da condição humana; O2. Desenvolver competências de comunicação eficaz nos domínios da relação face a face, institucional e com públicos mais vastos; O3. Entender a comunicação como instrumento de trabalho na interação do Serviço Social em contextos institucionais e na relação com os sujeitos da ação; O4. Estudar a linguagem e a estratégia discursiva como suporte da relação profissional, em diferentes contextos de intervenção social; O5. Compreender o papel e poder dos diferentes elementos da comunicação (atores) e a influência de valores e diferenças culturais e sociais; O6. Saber estruturar e apresentar uma comunicação falada e escrita em função dos públicos alvo e desenvolver a capacidade discursiva e argumentativa e suas potencialidades num processo de comunicação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Todas aquelas consideradas pertinentes e adequadas num determinado momento/situação e que contribuam para a melhoria na aprendizagem dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    D´Almeida,J.,Sousa,P.,Caria,P.(2021).A Comunicação em Serviço Social.Comunicação em Serviço Social, In J.D`Almeida et al.,Competências no Contexto de Trabalho em Serviço Social (pp.27-34).Edições Húmus Freixo, M. (2012). Teorias e Modelos de Comunicação. Instituto Piaget. Koprowska, J. (2020). Communication and Interpersonal Skills in Social Work. Sage Publications. Rodrigues, A. (1999). As Técnicas da Comunicação e da Informação. Editorial Presença. Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. UBI. https://www.labcom.ubi.pt//ficheiros/serra-paulo-manual-teoria-comunicacao.pdf Trevithick, P. (2012). Social Work Skills and Knowledge a Practice Handbook. McGraw-Hill.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios