-
Apresentação
Apresentação
O campo de ação desta unidade curricular está relacionado com a observação, o Serviço Social e o conhecimento. No decorrer da mesma os estudantes terão a oportunidade de observar práticas do Assistente Social e partir da observação conhecer e refletir sobre essas mesmas práticas. As atividades desenvolvidas nesta unidade curricular contribuirão para a construção e socialização do conhecimento gerado, nas relações entre a prática, o quotidiano e a teoria.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-24531
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I.Observação das práticas e contextos de atuação dos/as Assistentes Socias 1.1. Pessoas em situação de sem Abrigo 1.2. Infância e Juventude 1.3. Refugiados e Migrantes 1.4. Vítimas de Violência 1.5. Justiça e Reinserção 1.6. Pessoas Idosas 1.7. Deficiência
-
Objetivos
Objetivos
O1. Desenvolver a observação como exigência de conhecimento e interpretação da realidade e dos problemas sociais; O2. Interiorizar procedimentos conducentes à criação de uma atitude investigativa em Serviço Social, entendendo que o espaço e problemáticas da profissão são em si próprios espaços e problemáticas e de investigação; O3. Desenvolver uma sensibilidade social e cultural que permita um olhar diferenciado acerca dos problemas sociais entendidos na sua complexidade; O4. Sensibilizar para a importância da investigação social para a intervenção social dos/as assistentes sociais; O5. Desenvolver a capacidade de observar os fenómenos sociais contemporâneos, na perspetiva do Serviço Social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão adotadas as metodologias que se considerem relevantes e adequadas em cada momento da aprendizagem, de modo a contribuir para a facilitação da mesma. Privilegia-se a exploração teórica das temáticas definidas para a unidade curricular e o contacto e a interação com Assistentes Sociais de diferentes áreas e contextos de intervenção.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Branco, A. (2020). Pessoas em situação de Sem Abrigo: Políticas e Práticas Em M. Carvalho (Coord.), Serviço Social em Catástrofes- Intervenção em Crise de Emergência Social (pp. 191-207). Lisboa Edições Pactor Carvalho., M. (2013) Serviço Social e Envelhecimento. Lisboa Edições Pactor Costa, D. (2014). A Intervenção do Serviço Social em Situações de Violência Doméstica. Em M. Carvalho (Coord.), Serviço Social -Teoria e Prática (pp. 313-345). Lisboa Edições Pactor D´Almeida, J., Sousa, P., Caria, T. (2021). Responsabilidades Profissionais. Em J. D´Almeida, Competências no Contexto de Trabalho em Serviço Social (pp. 101-120). Edições Húmus Garcia, P., Ribeirinho, C., Bracons, H., & Desmet, M. (2019). Deficiência-Perspetivas e desafios da contemporaneidade. Edições Universitárias Lusófonas
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não