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Disciplina Seminário de Aprofundamento Temático

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Seminário Modular de Aprofundamento Temático constituí uma unidade de interesse central na preparação dos/as estudantes para o estudo e aprofundamento de temas contemporâneos que impactam a vida social e o quotidiano profissional dos/as assistentes sociais. As temáticas propostas para esta UC estão organizadas em 5 áreas de intervenção: saúde; justiça e reinserção social; trabalho e recursos humanos; ação social e habitação; e, educação e aconselhamento. Os temas serão abordados e aprofundados de acordo com as prioridades definidas pelo/a estudante, permitindo assim criar um espaço de conhecimento, reflexão e crítica sobre temas atuais e sobre a especificidade do papel do/a Assistente Social em diferentes áreas de intervenção.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Serviço Social: aprofundamento temático 1.1. Definição da área de aprofundamento temático: saúde; justiça e reinserção social; trabalho e recursos humanos; ação social e habitação; educação e aconselhamento; 1.2. Articulação teoria-prática; 1.3. Papel, perfil e competências do/a Assistente Social; 1.4. Posicionamento do Serviço Social: identificação com modelos e práticas de intervenção; 1.5. Particularidades e limitações do Serviço Social.   2. Planeamento e implementação de um Seminário científico sobre um tema emergente na área do Serviço Social.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem por objetivos dotar as/os estudantes de conhecimentos, competências e habilidades para: 1. Analisar criticamente temas emergentes nas sociedades atuais e o seu impacto no nível do Serviço Social; 2. Consolidar estratégias pedagógicas que facilitem o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de competências de conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação e de argumentação; 3. Desenvolver a capacidade de identificação e análise de áreas/problemas do âmbito do Serviço Social, utilizando diversas fontes, de forma crítica, significativa e reflexiva; 4. Procurar e explorar conhecimento teórico-prático junto de profissionais de diferentes áreas do Serviço Social; 5. Planear, organizar e implementar um evento científico, que traga contributos significativos para estudantes e profissionais do Serviço Social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de cariz teórico-prático, no entanto vão ser privilegiadas as metodologias ativas, a estratégia de sala de aula invertida e a aprendizagem Think-Pair-Share, no sentido de promover: (1) reflexão individual sobre o tema; (2) discussão dos resultados em grupo; e, (3) apresentação dos resultados do grupo a toda a turma. Pretende-se promover assim as competências de comunicação oral e escrita, consolidar pensamento e reflexão em grupo e capacidade argumentativa.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albuquerque, C., & Arcoverde, A. (2017). Serviço Social Contemporâneo: reflexividade e estratégia. Pactor. Amaro, I. (2015). Urgências e Emergências do Serviço Social: fundamentos da profissão na contemporaneidade. UCP Editora. Carvalho, M. I. (2020). Serviço Social em Catástrofes: intervenção em crise e emergência social. Pactor Carvalho, M. I. (2022). Práticas de Intervenção do Serviço Social na Saúde. Pactor. D'Almeida, J. L., & Sousa, P. (2018). Serviço Social na Escola: contributos para o campo profissional. Edições Húmus. D'Almeida, J. L., Sousa, P., & Caria, T. (2021). Competências no Contexto de Trabalho em Serviço Social. Edições Húmus. Teles, H. (2020). Serviço Social nas empresas: práticas de responsabilidade social. Pactor.
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