-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Seminário e Estágio I - Inserção Institucional e Supervisão, assume particular relevância, pois representa uma forte componente prática do curso, proporcionando aos estudantes a primeira experiência com o campo profissional de atuação do/a Assistente Social. Esta UC pretende aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos inerentes à profissão de serviço social através: (1) da integração dos/as estudantes em contextos de estágio, (3) de prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, e (2) de sessões teórico-científicas em sala de aula. Esta UC assume particular relevância na formação dos estudantes porque lhes possibilita uma aprendizagem in loco, ajudando na consolidação do perfil profissional e construção de competências técnicas fundamentais para a intervenção social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-26207
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O Estágio em SS: apresentação do programa, objetivos e competências. Inserção no campo de estágio; 2. O sigilo profissional; 3. Elaboração do projeto de estágio; 4. Definição dos objetivos gerais e específicos; 5. Planificação de atividades; 6. Fases da intervenção em Serviço Social. 7. Principais técnicas e instrumentos de trabalho do Assistente Social: abordagens da prática; 8. Aprofundamento da problemática e das Políticas Sociais de acordo com os contextos de estágio; 9. Articulação da prática do assistente social nas diferentes áreas de Estágio; 10. Elaboração do Relatório final de estágio: organização da informação recolhida; critérios da escrita científica; estrutura do relatório; 11. Análise das relações profissionais com a equipa, com os/as utentes e com as hierarquias; 12. Avaliação: análise dos resultados e análise crítica/reflexiva sobre práticas de estágio.
-
Objetivos
Objetivos
O1: Aprofundar o conhecimento das dinâmicas institucionais e dos contextos de estágio; O2: Identificar e compreender as problemáticas sociais relacionadas com o contexto de estágio; O3: Conhecer as medidas de política social associadas à instituição e/ou serviço; O4: Compreender o espaço socioinstitucional do serviço social e identificar os procedimentos de intervenção; O5: Identificar, entender e treinar as competências técnico-operativas; O6: Desenvolver capacidades de comunicação; O7: Reconhecer e compreender a dimensão ético-deontológica da profissão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino potenciam e integram as diferentes dimensões do programa, aliando-o ao contexto prático do estágio. Pretende-se adotar uma metodologia ativa e dinâmica baseada nas relações interpessoais, integrando as dimensões teóricas do programa e recorrendo a diferentes técnicas e instrumentos. No primeiro semestre, o ensino-aprendizagem terá uma componente mais teórica, centrada nas informações do orientador/a institucional, na elaboração do projeto de estágio e na participação nas sessões de supervisão. No segundo semestre, com a elaboração do relatório e da acumulação de experiência de estágio, pretende-se promover competências de comunicação oral e escrita, consolidar pensamento e reflexão individual e em grupo e capacidade argumentativa, com apoio e contributos das duas instâncias de supervisão e orientação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albuquerque, C., & Arcoverde, A. (2017). Servic¿o Social Contemporâneo: reflexividade e estratégia. Pactor. Amaro, I. (2015). Urgências e Emergências do Serviço Social: fundamentos da profissão na contemporaneidade. UCP Editora. Carvalho, M. I. (2020). Serviço Social em Catástrofes: intervenção em crise e emergência social. Pactor Guerra, I. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Ação. Principia Ildanez, M., & Ander-Egg, E. (2008), Diagnóstico Social: conceitos e metodologias. Rede Europeia Anti Pobreza Martinez, M. (2011). La práctica del Trabajo Social. Editorial Sintesis. Parker, J. (2014). Social Work Practice. Sage. Robertis, C. de (2011). Metodologia da intervenção em trabalho social. Porto Editora. Rogers, M., Whitaker, D., Edmondson, D., & Peach, D. (2016). Developing skills for Social Work Practice. Sage Publications. Sousa, P., & D´Almeida, J. L. (2016). Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social. Psicosoma.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não