filmeu

Disciplina Seminário e Estágio I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Seminário e Estágio I - Inserção Institucional e Supervisão, assume particular relevância, pois representa uma forte componente prática do curso, proporcionando aos estudantes a primeira experiência com o campo profissional de atuação do/a Assistente Social. Esta UC pretende aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos inerentes à profissão de serviço social através: (1) da integração dos/as estudantes em contextos de estágio, (3) de prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, e (2) de sessões teórico-científicas em sala de aula. Esta UC assume particular relevância na formação dos estudantes porque lhes possibilita uma aprendizagem in loco, ajudando na consolidação do perfil profissional e construção de competências técnicas fundamentais para a intervenção social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O Estágio em SS: apresentação do programa, objetivos e competências. Inserção no campo de estágio;  2. O sigilo profissional;  3. Elaboração do projeto de estágio;  4. Definição dos objetivos gerais e específicos;  5. Planificação de atividades;  6. Fases da intervenção em Serviço Social.  7. Principais técnicas e instrumentos de trabalho do Assistente Social: abordagens da prática;  8. Aprofundamento da problemática e das Políticas Sociais de acordo com os contextos de estágio;  9. Articulação da prática do assistente social nas diferentes áreas de Estágio;  10. Elaboração do Relatório final de estágio: organização da informação recolhida; critérios da escrita científica; estrutura do relatório;  11. Análise das relações profissionais com a equipa, com os/as utentes e com as hierarquias; 12. Avaliação: análise dos resultados e análise crítica/reflexiva sobre práticas de estágio. 
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Aprofundar o conhecimento das dinâmicas institucionais e dos contextos de estágio; O2: Identificar e compreender as problemáticas sociais relacionadas com o contexto de estágio; O3: Conhecer as medidas de política social associadas à instituição e/ou serviço; O4: Compreender o espaço socioinstitucional do serviço social e identificar os procedimentos de intervenção; O5: Identificar, entender e treinar as competências técnico-operativas; O6: Desenvolver capacidades de comunicação; O7: Reconhecer e compreender a dimensão ético-deontológica da profissão.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino potenciam e integram as diferentes dimensões do programa, aliando-o ao contexto prático do estágio. Pretende-se adotar uma metodologia ativa e dinâmica baseada nas relações interpessoais, integrando as dimensões teóricas do programa e recorrendo a diferentes técnicas e instrumentos. No primeiro semestre, o ensino-aprendizagem terá uma componente mais teórica, centrada nas informações do orientador/a institucional, na elaboração do projeto de estágio e na participação nas sessões de supervisão. No segundo semestre, com a elaboração do relatório e da acumulação de experiência de estágio, pretende-se promover competências de comunicação oral e escrita, consolidar pensamento e reflexão individual e em grupo e capacidade argumentativa, com apoio e contributos das duas instâncias de supervisão e orientação. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Albuquerque, C., & Arcoverde, A. (2017). Servic¿o Social Contemporâneo: reflexividade e estratégia. Pactor.  Amaro, I. (2015). Urgências e Emergências do Serviço Social: fundamentos da profissão na contemporaneidade. UCP Editora.  Carvalho, M. I. (2020). Serviço Social em Catástrofes: intervenção em crise e emergência social. Pactor  Guerra, I. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Ação. Principia  Ildanez, M., & Ander-Egg, E. (2008), Diagnóstico Social: conceitos e metodologias. Rede Europeia Anti Pobreza  Martinez, M. (2011). La práctica del Trabajo Social. Editorial Sintesis. Parker, J. (2014). Social Work Practice. Sage. Robertis, C. de (2011). Metodologia da intervenção em trabalho social. Porto Editora.  Rogers, M., Whitaker, D., Edmondson, D., & Peach, D. (2016). Developing skills for Social Work Practice. Sage Publications.  Sousa, P., & D´Almeida, J. L. (2016). Avaliação Diagnóstica na Prática do Serviço Social. Psicosoma. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios