-
Apresentação
Apresentação
A UC Projeto de investigação em Serviço Social é uma unidade de interesse central na preparação dos/as estudantes para a investigação em ciências sociais considerando a realidade social o campo de trabalho dos assistentes sociais e a importância da dimensão investigativa para o processo de formação e para o exercício profissional. Assim esta UC pretende realizar trabalhos práticos no âmbito das metodologias de investigação, nomeadamente a construção de instrumentos de recolha de dados e sua aplicação, em estreita ligação com a UC de Seminário de Estágio I (elementos teóricos e metodológicos na definição do tema e do problema de investigação).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-26212
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Investigação em Serviço Social 1.1. A investigação como uma atividade comprometida com o conhecimento, com a ética e com os valores da profissão. 1.2. A investigação em Serviço Social em Portugal: temas e propostas metodológicas 1.3. A escrita científica 2. Operacionalização da investigação em Serviço Social 2.1. Paradigmas e Metodologias de Investigação 2.2. Técnicas e instrumentos de recolha de dados 2.3. Questões éticas da investigação em Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
O1: Introduzir os/as estudantes na atividade de investigação, desenvolvendo uma atitude investigativa inerente à atividade científica. O2: Entender a investigação em Serviço Social como atividade privilegiada no conhecimento da realidade social e dos problemas que se apresentam na ação dos/as profissionais. O3: Facultar a apreensão e domínio do processo metodológico de investigação, que permita estruturar um projeto de investigação, habilitando os/as estudantes com os elementos teóricos e metodológicos; O4: Aprofundar a temática definindo os suportes teóricos e procedimentos operativos inerentes a cada um dos projetos em desenvolvimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino concretiza-se por um sistema ativo de aprendizagem, aprender fazendo, tendo sustentação no conhecimento anteriormente adquirido pelo/a s estudantes e na vivência de estágio dos/as mesmos/as. Sendo essencial a dimensão operativa, esta concretiza-se com recurso a exercícios coletivos e à orientação teórica e metodológica dos projetos individuais, os quais versarão temáticas sociais com pertinência social e com relação com o exercício profissional do serviço social.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Branco, Francisco (2008). A investigação em Serviço Social em Portugal: trajectórias e perspectivas in Locus Social, 1,48-63. - Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática, 3ª Ed. Coimbra: Almedina. - Monteiro, D., & Branco, F. (2021). O ensino da metodologia de investigação na formação inicial em Serviço Social: Entre a transversalidade exigida e a predominância da metodologia qualitativa. New Trends in Qualitative Research, 7, 95-106. - Rodrigues, F., & Branco, F. (2009). A investigação em Serviço Social em Portugal: uma aproximação a partir da formação pós-graduada. Locus Soci@ l, (2), 103-114.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não