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Disciplina Relatório de Investigação em Serviço Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade Curricular Relatório de Investigação em Serviço Social é uma unidade central para a formação em Serviço Social, considerando que a dimensão investigativa e a construção de conhecimento se constituem fundamentos à intervenção social, é fundamental para consolidar as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para o exercício profissional. Assim, esta UC pretende trabalhar com os/as estudantes competências de investigação direcionadas para a construção do conhecimento científico em Serviço Social, desenvolvendo a fundamentação teórica, a aplicação de métodos e técnicas de recolha de dados, bem como o tratamento de dados e a comunicação dos resultados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Operacionalização da investigação em Serviço Social - Tema, design e objetivos da investigação - consistência pragmática - O "Estado da Arte" - consolidação do enquadramento teórico - Metodologia de Investigação - revisão - Técnicas de recolha de dados qualitativas - Tratamento de dados - Comunicação de resultados da investigação
  • Objetivos

    Objetivos

    O1 - Promover a investigação enquanto estratégia privilegiada da relação teoria-prática e fundamento de uma prática inovadora, crítica e criativa; O2 - Desenvolver uma atitude de investigação, de observação e reflexão sobre os fenómenos e problemas sociais; O3 - Desenvolver competências teóricas e operativas que permitam identificar domínios de indagação, questionamento e problematização conducentes à elaboração de projetos de investigação e ação; O4 - Manter vigilância epistemológica nos processos a implementar: sobre as teorias de suporte, os métodos e técnicas a implementar e sua adequação face as questões colocadas e objetivos definidos; O5 - Aprofundar as questões da investigação direcionadas à fase de recolha e tratamentos dos dados e apresentação de resultados; O6 - Utilizar os suportes teórico-metodológicos e procedimentos operativos na perspectiva qualitativa adequados a contextos organizacionais e situações específicas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino concretiza-se por um sistema ativo de aprendizagem, aprender fazendo, tendo sustentação no conhecimento anteriormente adquirido pelos/as estudantes e na vivência de estágio dos/as mesmos/as. Sendo essencial a dimensão operativa, esta concretiza-se com recurso a exercícios coletivos e à orientação teórica e metodológica das investigações individuais, as quais versarão temáticas sociais com pertinência social e com relação com o exercício profissional do serviço social.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Antunes, S. M. G., Marques Dos Santos, P., Guedes, A., & Lousado, J. (2020). A análise de conteúdo assistida por Nvivo: Estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha. New Trends in Qualitative Research, 2 (1), 502-517. - Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições , 70 (1), 223. - Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática, 3ª Ed. Coimbra: Almedina. - Edhlund, B., & McDougall, A. (2018). NVivo 12 essentials. Lulu. com.  
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