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Disciplina Psicologia do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia do desenvolvimento pretende ajudar os estudantes de Serviço Social a compreender as transformações do ser humano ao longo da sua vida e como funciona o desenvolvimento humano em todas as etapas do seu desenvolvimento. Ao estudar aspetos do desenvolvimento humano cognitivo, afetivo e social permite aos estudantes compreenderem como as pessoas se desenvolvem e aprendem ao longo de suas vidas, o que pode trazer benefícios na prática socioeducativa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução Introdução à Psicologia do Desenvimento Natureza versus Cultura Conceito de Neotenia O processo de socialização Perspetivas teóricas do desenvolvimento Teorias psicanalíticas do desenvolvimento Estádios de desenvolvimento psicossexual em S. Freud Estádios de desenvolvimento psicossocial de E.H. Erikson Teorias cognitivas do desenvolvimento Teoria do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget Modelo de desenvolvimento da competência matemática. Modelo de estratégias de resolução de problemas. Teorias biológicas do desenvolvimento Dependência afetiva – estudo com Macacus-Rhesus de H. Harlow. O conceito de imprinting em K. Lorenz. A teoria de vinculação de J. Bowlby. A Situação Estranha em M. Ainsworth. Teoria do desenvolvimento moral Tipo de moralidade: heterónoma vs autónoma em J. Piaget Níveis e estádios de desenvolvimento moral em Kohlberg
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender as diferentes fases do desenvolvimento humano (DH), desde a infância até a idade adulta e idosa. OA2: Identificar e analisar os fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais que influenciam o DH. 0A3: Familiarizar-se com as principais teorias e modelos de desenvolvimento relevantes para o SS. 0A4: Integrar os conceitos de Psicologia do Desenvolvimento (PD) à prática do SS, reconhecendo a importância dessa compreensão no trabalho com diferentes faixas etárias. 0A5: Desenvolver habilidades de observação e avaliação do DH, especialmente no contexto de situações sociais desafiadoras. 0A6: Explorar estratégias e intervenções que visam promover o DU positivo nas diferentes fases da vida, com foco nas necessidades e desafios enfrentados no SS. 0A7: Compreender as dimensões culturais e éticas do DH, reconhecendo a diversidade e respeitando as diferentes experiências de vida. 0A8: Estimular a capacidade de reflexão crítica sobre intervenções e práticas de SS à luz da PD.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Opta-se por metodologias ativas que incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, proporcionando uma experiência mais dinâmica e envolvente, nomeadamente: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), Estudo de Casos, Aprendizagem Cooperativa, Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida), Role-playing (Jogos de Simulação) e Debates e Discussões. Ao desenvolver metodologias ativas, procura-se criar um ambiente de aprendizagem mais participativo, promovendo o compromisso dos estudantes e uma compreensão mais profunda dos tópicos abordados.   Modalidade de Avaliação: Avaliação contínua: (i) Assiduidade e participação implica 75% presenças; (ii) teste escrito (50%); (iii) Trabalho escrito com apresentação oral e defesa (50%). Avaliação Final: (i) Teste escrito (100%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Walker, J., Horner, N. (2020). Social Work and Human Development. Reino Unido: SAGE Publications. O'Brien, E. Z. (2020). Psychology, Human Growth and Development for Social Work: A Comprehensive Guide. Reino Unido: Bloomsbury Publishing.      
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