-
Apresentação
Apresentação
No final da unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de: - Definir e caraterizar o Estado de Providência em Portugal; - Intervir ativamente na conquista dos direitos humanos através do conhecimento das Políticas Sociais e da sua relação com o Serviço Social; - Identificar e caraterizar as políticas sociais existentes, tendo em conta os diferentes públicos-alvo; - Compreender, analisar, refletir e criticar a evolução e as tendências atuais das Políticas Sociais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-4016
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Política Social: natureza e âmbito 1.1.Políticas Públicas e Sociais: as funções sociais do Estado e direitos sociais 1.2.Finalidades, objetivos e objeto, princípios, valores e domínios de atuação da Política Social 2. Principais conceções teóricas sobre o papel do Estado em matéria de Política Social: fundamentos e contributos 2.1.As perspetivas liberais e neoliberais. 2.2.Intervencionistas 2.3.Teoria da justiça de Rawls 3.Política Social e Estado Providência 3.1.Génese, Emergência e Formação do Estado Providência. 3.2.Os modelos de Estado Providência: conservador, liberal, democrático e do sul da europa. 3.3.O desenvolvimento do Estado Providência em Portugal 3.4.A crise e reconfiguração do Estado Providência: O "quase" Estado-Providência português; A Sociedade-Providência; O futuro do Estado Social. 4. Tendências contemporâneas da Política Social 4.1. O Welfare Mix: seu significado e suas consequências 4.2. As Políticas Sociais Ativas 4.3. Políticas Sociais e os desafios da contemporaneidade.
-
Objetivos
Objetivos
O1 - Capacitar para a intervenção ativa e quotidiana na conquista dos direitos humanos através das Políticas Sociais e sua relação com o Serviço Social. O2 - Capacitar para a leitura de indicadores socioeconómicos e políticos e a sua articulação com o Estado Providência. O3 - Compreender a emergência e desenvolvimento do Estado Providência. O4 - Identificar os modelos de Estado Providência e sua articulação com as respostas às necessidades dos cidadãos. O5 - Compreender as consequências da "crise" do Estado Providência e as consequências para o trabalho social. O6 - Apreender o modelo português de "quase" Estado Providência, medidas concretas articuladas com a intervenção e participação do Serviço Social. O7 - Compreender, analisar, refletir e criticar a evolução e as tendências atuais das Políticas Sociais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos pedagógicos utilizados serão o expositivo e o interrogativo, apelando-se ainda à participação e reflexão dos/as discentes, relativamente à análise de pontos específicos do programa, de textos e na discussão de casos práticos, visando estimular o interesse e o espírito crítico. Práticas de Inovação Pedagógica: os/as estudantes são desafiados/as a participarem em atividades orientadas, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas, como o role-play, as dinâmicas de grupo, os debates através de brainstorming, a resolução de problemas, tornando-os mais ativos e autónomos nas suas aprendizagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albuquerque, C., & Luz, H. (coord) (2016). Políticas Sociais em Tempos de Crise. Perspetivas, tendências e questões críticas. Lisboa: Pacto. Branco, F.; Amaro, I. (2011). As práticas do Serviço Social activo no âmbito das novas tendências da política social: uma perspectiva portuguesa. Serviço Social & Sociedade, n. 108, p. 656-679. Branco, R. (2017). Entre Bismarck e Beveridge: sociedade civil e Estado providência em Portugal (1960-2011). Análise social, 534-558. Cabral, Nazaré Costa (2022). Modelos de Políticas Públicas Sociais. Do Rendimento Incondicional aos 'Vouchers', passando por Soluções Intermédias. Almedina. Calado, A., Estêvão, P., & Capucha, L. (2018). Crise e pobreza em Portugal: resiliência ou proteção social?. Pereirinha, J. (2008). Política Social: Fundamentos da Atuação das Políticas Públicas. Lisboa: Univ. Aberta. Silva, F. C. (2016). O futuro do Estado Social. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não