-
Apresentação
Apresentação
A UC constitui-se como o ponto de partida ao estudo da cidade. Apresenta a Urbanística em dois domínios: conteúdos teóricos e aplicabilidade prática. Centra-se no estudo da forma urbana, enquadrado pelas principais teorias urbanísticas, para compreender o passado, presente e futuro das cidades; e apresenta-se como suporte ao exercício da arquitetura. Pretende dotar o aluno de ferramentas para abordar Projeto 2 (intervir em contexto urbano consolidado), usando os elementos da forma urbana como instrumentos de análise e desenho consciente do edifício e do espaço público da cidade. A UC encontra a sua pertinência no Plano de Estudos do MIA, onde se sublinha o programa pedagógico multidisciplinar, o papel central do Projeto, bem como a coordenação horizontal das UCs em cada ano letivo e vertical das áreas científicas. A inscrição e frequência da UC depende da prévia obtenção de aprovação nas UCs de Projeto 1. A UC tem precedências de um semestre para o subsequente e de um ano para o seguinte.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-14464
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Imagem coletiva da cidade. A cidade como palco e objeto de manifestações culturais e artísticas. Percorrer a cidade: caminhar para compreender. Percursos: Mapas de Arte Pública do Porto. Forma urbana: contexto natural, plano bidimensional da cidade, tecido edificado e usos. Os elementos da forma urbana e o modo como compõem diferentes tecidos urbanos. Análise morfológica por tipos: enquadramento histórico, ruas e praças, quarteirões, parcelas, edifícios comuns e edifícios de uso excecional. Compreender a envolvente urbana de Projeto 2.1. Desenvolvimento urbano de Lisboa e Porto, nos séculos XVIII, XIX e XX. Seleção de planos dos séculos XIX e XX. Contexto geográfico, histórico, fundamentos do plano e enquadramento nas principais teorias urbanísticas. Análise morfológica como ferramenta de interpretação e desenho/proposta. Intervir na cidade consolidada: relação entre espaço construído e espaço exterior privado e público. Análise crítica da proposta de Projeto 2.1.
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem da UC integram-se nos objetivos da formação em arquitetura do MIA, que se suporta num programa pedagógico multidisciplinar e cujas aptidões e competências se consubstanciam no Projeto. A UC deverá desenvolver nos estudantes as seguintes competências: Aprendizagem contínua: capacidade para aprender arquitetura de um modo contínuo, nomeadamente ao observar e vivenciar a cidade. Conhecimento abrangente: capacidade para pensar em conjunto a parte (o edifício) e o todo (a cidade) no exercício da arquitetura. Conhecimento refletido: capacidade para compreender a forma urbana e a relação que se estabelece com as dimensões social, económica e ambiental. Responsabilidade: capacidade para observar a forma física da cidade, e o seu espaço público, como uma responsabilidade do arquiteto. Espírito crítico: capacidade para compreender e justificar opções de desenho, considerando a envolvente urbana e interpretando a relação entre a dimensão física e a vida urbana.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC, bem como o Plano de Estudos em que se insere, é suportada por um processo de ensino-aprendizagem inovador centrado no estudante. Este enfoque no estudante traduz-se num processo de ensino maioritariamente assente numa orientação pessoal e numa avaliação do estudante desenvolvida em conjunto pelos professores do ano no sentido de aferir a sua aquisição de competências.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA. VV. (2013) coord. Dias Coelho, C. Os elementos urbanos Cadernos de Morfologia Urbana, n.1. Lisboa: Argumentum. Benevolo, L. (1974) Historia de la arquitectura moderna. Barcelona: Gustavo Gili. Casas-Valle, D., Oliveira, I. e Dias, C. B. (2023) O futuro desenho das ruas. Guimarães: Lab2PT. C.M.L (2018) Lisboa, o desenho da rua. Manual de espaço público. Lisboa: CML. Jacobs, A. (1993) Great Streets. Massachusetts: MIT Press. Lamas, J. R. G. (1992) Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: FCG/JNICT. Matos Ferreira, A. (1995[1986]) Aspectos da Organização do Espaço Português. Porto: FAUP Publicações. Oliveira, V. (2013) A evolução das formas urbanas de Lisboa e Porto nos séculos XIX e XX. Porto: Edições UP. Oliveira, V. (2022[2016]) Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades. Curitiba: PUCPRess. Távora, F. (1999[1962]) Da organização do espaço. Porto: FAUP Publicações. Teixeira, M. (2023) As Praças na cultura urbana Portuguesa. Porto: Edições Afrontamento.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não