-
Apresentação
Apresentação
A UC de Teoria da Arquitetura 1.2 pretende introduzir os estudantes aos temas fundamentais da Arquitetura, com especial incidência no Programa de Habitação Unifamiliar pensado em estreita articulação com o tema dos exercícios de Projeto 1.2. As sessões teóricas contribuirão para a sua maior cultura arquitetónica e construção de referencial teórico às questões do espaço, da forma e da significação do habitar, nas suas dimensões culturais e fenomenológicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-16152
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Topografia e Arquitetura A Habitação Unifamiliar no Século XX. Formas de Criação e Comunicação Transdisciplinar. Arte e Arquitetura.
-
Objetivos
Objetivos
Exploração das dimensões múltiplas do habitar. Incremento da capacidade criativa e do vocabulário espacial. Incremento da cultura arquitetónica: modelos, obras notáveis e autores de referência. Desenvolvimento do interesse pela Fotografia de Arquitetura: motivação para a visita e reconhecimento de obras de arquitetura e ferramenta para a construção de uma narrativa espacial em arquitetura. Desenvolvimento de pensamento crítico a partir do estudo de obras de arquitetura.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As sessões expositivas são estruturadas de acordo com os trabalhos práticos em curso. A componente prática complementa, a partir de sessões de discussão e apresentação de trabalhos os temas lançados pelas sessões teóricas. Complementarmente, organizam-se com regularidade visitas de estudo a obras de arquitetura.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bachelard, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Calvino, Italo. As cidades invisíveis. Lisboa: Teorema, 1993. Le Corbusier. Por uma arquitectura, São Paulo: Perspectiva Edições da USP, 1973. Távora, Fernando. Da organização do espaço. Porto: FAUP Publicações, 1999. Zevi, Bruno. Saber ver a arquitectura. Lisboa: Arcádia, 1996. Zumthor, Peter. Thinking architecture. Baden: Lars Müller publishers, 1998.
-
Avaliação
Avaliação
O regime de avaliação adotado é o de avaliação contínua, que inclui a monitorização regular do desempenho ao longo do semestre. Este método valoriza a participação ativa dos estudantes e inclui a realização de trabalhos de pesquisa, escrita de pequenos ensaios / relatórios, apresentação em aula e debates, em favor de provas escritas.
Os pequenos ensaios / relatórios individuais são realizados na sequência de uma aula em sala / em contexto de visita guiada a edifício / exposição / conferência para sistematizar os conhecimentos adquiridos e estimular a reflexão escrita; os trabalhos de grupo onde se explora um conteúdo apresentado no contexto da aula – formato texto / poster, organizando informação recolhida e/ou produzida em articulação com outras unidades curriculares.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




