filmeu

Disciplina História da Arquitetura 1.1

  • Apresentação

    Apresentação

    Historia da Arquitectura 1.1  promove o estudo dos conceitos da Arquitecura  respectiva evolução, e estimula o cruzamento de conhecimentos de varias areas cientificas para fazer uma leitura interpretativa atraves da desmontagem de obras de referencia, tanto na sala de aula, como em visitas de estudo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Reflectir sobre a transversalidade entre a Historia e Teoria da arquitetura, a partir da apresentacao e discussao de abordagens diferentes. Estabelecer correlacao com as restantes Unidades Curriculares, como apoio de critica e expressao de ideias. Abordagens da Historia e da Teoria para o conhecimento e producao em Arquitetura Praticas de Investigacao e Comunicacao em Arquitetura.   Nos contextos: A História e o Mundo, as Geografias, as Culturas e as manifestaçoes contruidas. A nocao de Arquitectura ao longo da História As várias dimensões da Arquitetura. A Arquitectura do Espaço e no tempo  Arquitetura e Sociedade. A função da Arquitectura ao longo dos tempos. Arquitetura e Sociedade. O papel do Arquitecto ao longo dos tempos  
  • Objetivos

    Objetivos

      Explicar a contribuição das ideias e da sua evolução para delinear a arquitectura da sociedade contemporânea no seu campo de atuação. Estimular a interdisciplinaridade, promovendo o cruzamento de conhecimentos a introduzir por cada área científica para o objectivo comum, do entendimento da acçao arquitectónica, em todas as suas escalas e aproximações. Ler, enquadrar e integrar a realização arquitectonica em termos temporais e espaciais. Compreender a natureza das culturas/geografias base e respectivos modos de expressão. Conhecer as grandes etapas historico-arquitectonicas dos periodos estudados. Compreender a realização arquitectonica no contexto da sua conceptualização e da sua fruição.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

      Entende-se ser fundamental que os estudantes tenham acesso a várias formas de processar a informação disponibilizada nos conteúdos programáticos da Unidade Curricular, com grande enfase na possibilidade de experimentação e de desenvolvimento de autonomia. Destaca-se o incentivo à promoção de atividades fora da sala de aula, com viagens temática, visitas de estudo no âmbito da matéria do programa, assim como a procura de atividades complementares relacionadas com as questões em foco no mundo do período em estudo e a forma como a arquitetura impacta ou é impactada pelo mesmo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Awan, N., Schneider, T., Till J. (2011). Spatial agency. Other ways of doing architecture. Routledge. London. Avila-Royo, R. (2023). Collaborative Tools for Community Architecture. Ciudad de Mexico. Arquine. Hamdi, N. (2010). The Placemaker´s Guide. To Building Community. Routledge. London. Jones, P., Petrescu, D, Till J. (2005). Architecture and Participation. Routledge. London. Lefebvre, H. (2012). O Direito à Cidade. Letra Livre. Lisboa. Ne.lo, O. (2018). A Cidade em Movimento. Tigre de Papel. Lisboa. Pallasmaa, J. (2012). La Mano que piensa. Sabidura existencial y corporal en la Arquitectura. Gustavo Gili. Barcelona Tills, J. (2013). Architecture Depends. The MIT Press. London.
  • Avaliação

    Avaliação

    O conteúdo do programa é exposto através de aulas teóricas apoiadas em meios audiovisuais que ilustram a matéria, assim como em visitas de estudo e aulas praticas, acompanhados de trabalhos de investigação. A avaliação será continua sem prova final.

    CRITÉRIOS:

    A1 - Cumprimento da calendarização; 

    A2 - Assiduidade; 

    A3 - Interesse do aluno;

    A4 - Participação do aluno;

    A5 - Capacidade Teórica;

    A6 - Capacidade de argumentação;

    A7 - Capacidade de apresentar por escrito dos conhecimentos adquiridos; 

    A8 - Capacidade de apresentar oralmente os conhecimentos adquiridos; 

    A9 - Apresentação grafica dos trabalhos;

    A10 - Capacidade de pesquisa;

    A11 - Aplicacação na aula de conhecimentos adquiridos.

    A12 – Participação e registos das actividades for a da sala de aula.

    B - Exercicios na aula e / ou no exterior.

    C - Trabalho de investigação.

    Aos critérios do grupo A corresponde 20%, do grupo

    B corresponde 40% e ao grupo C corresponde 40% da avaliação.


    Previstos 2 momentos de avaliação: exercicios na sala de aula e um trabalho de investigação.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios