-
Apresentação
Apresentação
História da Arquitetura 2.1 promove o estudo dos conceitos da Arquitetura Contemporânea e sua respetiva evolução, e estimula o cruzamento de conhecimentos de várias áreas científicas para fazer uma leitura interpretativa através da desmontagem de obras de referência, tanto na sala de aula, como em visitas de estudo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-25530
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Impérios agrários e sociedades agro-pastoris: Mesopotâmia e Egito. 2. Culturas do Mar Egeu 3. O Mundo Grego 4. Roma 5. O Cristianismo e a reorganização da Arte Clássica. 6. Baixa Idade Média: Arquitetura românica e Arquitetura gótica.
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar uma perspetiva integrada das principais realizacoes arquitectonicas da Antiguidade. Identificar as principais tipologias arquitectonicas e solucoes espaciais e compreender a sua evolucao ao longo do periodo estudado; Enquadrar as experiencias arquitetonicas nos contextos politicos, sociais e ideologicos do seu tempo; Relacionar as formas com as respetivas funcoes religiosas e civis; Compreender a importancia das tecnicas artisticas e dos materiais na arquitetura da epoca. Relacionar o desenvolvimento da arquitetura com a tratadistica coeva.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Entende-se ser fundamental que os estudantes tenham acesso a várias formas de processar a informação disponibilizada nos conteúdos programáticos da Unidade Curricular, com grande enfase na possibilidade de experimentação e de desenvolvimento de autonomia. Destaca-se o incentivo à promoção de atividades fora da sala de aula, com viagens temática, visitas de estudo no âmbito da matéria do programa, assim como a procura de atividades complementares relacionadas com as questões em foco no mundo do período em estudo e a forma como a arquitetura impacta ou é impactada pelo mesmo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ARAÚJO, Luís Manuel de (dir. de)(2001), Dicionário do Antigo Egipto. Lisboa: Caminho. BAINES, John, MÁLEK Jaromír (1991), Egipto. Deuses, Templos e Faraós. S/l.: Círculo de Leitores. BARRAL I ALTET, Xavier (2001), O mundo românico. Cidades, catedrais e mosteiros. Koln: Taschen. BEARD, Mary; HENDERSON, John (2001), Classical Art. Oxford: Oxford University Press. BENEVOLO, Leonardo (1981), Deseño de la Ciudad – El arte y la ciudad antigua. Barcelona: Gustavo Gilli. BENEVOLO, Leonardo (1982), Deseño de la Ciudad ¿ El arte y la ciudad medieval. Barcelona: Gustavo Gilli. DUBY, Georges (1979), O tempo da Catedrais- A Arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Estampa.
-
Avaliação
Avaliação
O conteúdo do programa é exposto através de aulas teóricas apoiadas em meios audiovisuais que ilustram a matéria, assim como em visitas de estudo e aulas praticas, acompanhados de trabalhos de investigação. A avaliação será continua sem prova final.
CRITÉRIOS:
A1 - Cumprimento da calendarização;
A2 - Assiduidade;
A3 - Interesse do aluno;
A4 - Participação do aluno;
A5 - Capacidade Teórica;
A6 - Capacidade de argumentação;
A7 - Capacidade de apresentar por escrito dos conhecimentos adquiridos;
A8 - Capacidade de apresentar oralmente os conhecimentos adquiridos;
A9 - Apresentação grafica dos trabalhos;
A10 - Capacidade de pesquisa;
A11 - Aplicacação na aula de conhecimentos adquiridos.
A12 – Participação e registo das actividades for a da sala de aula.
B - Exercicios na aula.
C - Trabalho de investigação.
Aos critérios do grupo A corresponde 20%, do grupo B corresponde 40% e ao grupo C corresponde 40% da avaliação.
Previstos 2 momentos de avaliação: exercicios na sala de aula e um trabalho de investigação.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




