-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende ser uma introdução à investigação e cultura científicas na área de informática e ciências da computação. Os alunos observam a aplicação de conceitos elementares do processo de investigação científica, sendo também encorajados a utilizá-los em situações práticas. Pretende-se que estes conhecimentos, teóricos e práticos, sejam aplicados nas restantes unidades curriculares do mestrado, em particular na elaboração da proposta de dissertação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6613-15412
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Processo de investigação científica Escrita científica e estratégias de publicação Análise crítica e discussão de artigos científicos Pesquisa bibliográfica Realização de comunicações orais
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos pedagógicos desta UC são: - adquirir a capacidade de ler e analisar criticamente uma publicação científica, identificando as suas principais contribuições de forma a que as possam sintetizar numa comunicação oral e/ou escrita estruturada. - ter uma visão clara do processo de investigação científica, em particular do momento de pesquisa bibliográfica, devendo estar capacitados para executar este último de forma autónoma. - ter a capacidade de estruturar o estado da arte numa dada área científica, identificando gaps que levem a perguntas de investigação. - ter uma noção do processo de escrita e publicação científica e identificar uma estratégia de publicação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Embora nesta UC existam algumas aulas tradicionais, na maioria das sessões o docente tomará um papel menos activo - em particular, em sessões de journal club ou nas discussões após os seminários o docente tomará preferencialmente um papel de moderador na discussão, encorajando a participação dos alunos mas não impondo a sua visão. A própria avaliação consistirá, em boa parte, de apresentações dos alunos. Verifica-se que modelos similares, incluindo momentos de "flipped classroom", aumentam a participação dos alunos e a retenção de conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Booth, W., Colomb, G.,Williams, J., Bizup, J., FitzGerald, W. - The Craft of Research. 5th Edition. University of Chicago Press. 2024. ISBN-13: 978-0226826677. Strunk, W., White, E.B. - The Elements of Style. 4th Edition. Pearson. 1999. ISBN: 978-0205309023
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não