filmeu

Disciplina Seminário de Orientação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende ser uma introdução à investigação e cultura científicas na área de informática e ciências da computação. Os alunos observam a aplicação de conceitos elementares do processo de investigação científica, sendo também encorajados a utilizá-los em situações práticas. Pretende-se que estes conhecimentos, teóricos e práticos, sejam aplicados nas restantes unidades curriculares do mestrado, em particular na elaboração da proposta de dissertação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Processo de investigação científica Escrita científica e estratégias de publicação Análise crítica e discussão de artigos científicos  Pesquisa bibliográfica Realização de comunicações orais
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos pedagógicos desta UC são: - adquirir a capacidade de ler e analisar criticamente uma publicação científica, identificando as suas principais contribuições de forma a que as possam sintetizar numa comunicação oral e/ou escrita estruturada. - ter uma visão clara do processo de investigação científica, em particular do momento de pesquisa bibliográfica, devendo estar capacitados para executar este último de forma autónoma. - ter a capacidade de estruturar o estado da arte numa dada área científica, identificando gaps que levem a perguntas de investigação. - ter uma noção do processo de escrita e publicação científica e identificar uma estratégia de publicação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Embora nesta UC existam algumas aulas tradicionais, na maioria das sessões o docente tomará um papel menos activo - em particular, em sessões de journal club ou nas discussões após os seminários o docente tomará preferencialmente um papel de moderador na discussão, encorajando a participação dos alunos mas não impondo a sua visão. A própria avaliação consistirá, em boa parte, de apresentações dos alunos. Verifica-se que modelos similares, incluindo momentos de "flipped classroom", aumentam a participação dos alunos e a retenção de conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Booth, W., Colomb, G.,Williams, J., Bizup, J., FitzGerald, W. - The Craft of Research. 5th Edition. University of Chicago Press. 2024. ISBN-13: 978-0226826677. Strunk, W., White, E.B. - The Elements of Style. 4th Edition. Pearson. 1999. ISBN: 978-0205309023  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios