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Disciplina Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dedica-se aos conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, estatística e inferência estatística.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatística Descritiva Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos, array, matriz Tabelas de frequências Medidas de centralidade e de variabilidade Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes ... )   2. Regressão Linear Variável independente vs. dependente. Gráficos de dispersão Covariância e coeficiente de Pearson Reta de regressão, resíduo, método dos mínimos quadrados Cálculo da estimativa para a resposta, dado certo valor para a variável independente   3. Probabilidade Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos. Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos Lei da probabilidade total Teorema de Bayes Probabilidade condicionada. Eventos independentes   4. Inferência Estatística Amostra e amostra aleatória Estimador e estimativa para uma proporção Teste de hipótese para uma proporção
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina permite que o(a) aluno(a) seja OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência. OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas discutem-se as ideias que fundamentam o programa desta Unidade Curricular (UC), e são analisados múltiplos exemplos e exercícios de aplicação.   Para cada tópico desta UC é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas.   Esta UC partilhará conteúdos e material de apoio com outra UC (Introdução à Ciência de Dados).   Todo o material de apoio e informação relevante será partilhada com as(os) alunas(os) através do Moodle.   A avaliação conta com uma componente contínua, que consite em 2 frequências (35 % cada) e num trabalho em R/RStudio (30 %) que será feito em grupos de entre 2 a 3 elementos.   São considerados aprovados aos alunos que obtenham nota final superior ou igual a 10 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Morais, M. C. (2020): Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos e Exercícios. IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia). Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J., e Pimenta C. (2010): Introdução à Estatística. Escolar Editora. Murteira, B. (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva. McGraw-Hill.  
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