-
Apresentação
Apresentação
O empreendedorismo tem um relevo e importância cada vez maior na sociedade actual. É fundamental que os estudantes desenvolvam competências empreendedoras quer para o desenvolvimento de projetos empreendedores por conta própria (com ou sem fins lucrativos) quer por conta de outrém. O programa desenhado para esta Unidade Curricular visa obter o seguinte resultado em termos de objectivo geral: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP6612-16482
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução e conceitos de empreendedorismo Conceito e evolução ao longo do tempo Novos tempos, novos desafios Casos de inovação e empreendedorismo online Cultura empreendedora Criatividade e inovação Conceitos e princípios Processo criativo Técnicas e ferramentas de promoção da criatividade (individual e em grupo) Modelos e planos de negócio de empreendedorismo online Análise e formulação estratégica Missão, visão e objectivos Alternativas estratégicas Recursos Novos modelos de negócio online Financiamento Implementação e desenvolvimento
-
Objetivos
Objetivos
Gerais: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação; Específicos: Compreender o conceito e a importância do Empreendedorismo e da Cultura Empreendedora; Promover e implementar a criatividade e a inovação a nível individual e/ou em grupo; Conceber e implementar projetos de Empreendedorismo Online.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Reis, F.R. & Reis, R. L. (2022) Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. Edições Síabo. Fetrati, M. A., Hansen, D., & Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research. Technovation , 115 , 102473. Kuratko, D. F., & Morris, M. H. (2018). Examining the future trajectory of entrepreneurship. Journal of Small Business Management , 56 (1), 11-23. Gassmann, O., Frankenberger, K., Csik, M. (2017). The St. Gallen Business Model Navigator. https://www.bmilab.com/business-model-navigator-full-paper/ Ratinho, T., Amezcua, A., Honig, B., & Zeng, Z. (2020). Supporting entrepreneurs: A systematic review of literature and an agenda for research. Technological Forecasting and Social Change, 154, 119956. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Bernada, G. & Papadakos, P. (2015). Criar Propostas de valor. D. Quixote.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não