filmeu

Disciplina Empreendedorismo Online

  • Apresentação

    Apresentação

    O empreendedorismo tem um relevo e importância cada vez maior na sociedade actual. É fundamental que os estudantes desenvolvam competências empreendedoras quer para o desenvolvimento de projetos empreendedores por conta própria (com ou sem fins lucrativos) quer por conta de outrém. O programa desenhado para esta Unidade Curricular visa obter o seguinte resultado em termos de objectivo geral: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução e conceitos de empreendedorismo Conceito e evolução ao longo do tempo Novos tempos, novos desafios Casos de inovação e empreendedorismo online Cultura empreendedora Criatividade e inovação Conceitos e princípios Processo criativo Técnicas e ferramentas de promoção da criatividade (individual e em grupo) Modelos e planos de negócio de empreendedorismo online Análise e formulação estratégica Missão, visão e objectivos Alternativas estratégicas Recursos Novos modelos de negócio online Financiamento Implementação e desenvolvimento
  • Objetivos

    Objetivos

    Gerais: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação; Específicos: Compreender o conceito e a importância do Empreendedorismo e da Cultura Empreendedora; Promover e implementar a criatividade e a inovação a nível individual e/ou em grupo; Conceber e implementar projetos de Empreendedorismo Online.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reis, F.R. & Reis, R. L. (2022) Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. Edições Síabo. Fetrati, M. A., Hansen, D., & Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research. Technovation , 115 , 102473. Kuratko, D. F., & Morris, M. H. (2018). Examining the future trajectory of entrepreneurship. Journal of Small Business Management , 56 (1), 11-23. Gassmann, O., Frankenberger, K., Csik, M. (2017). The St. Gallen Business Model Navigator. https://www.bmilab.com/business-model-navigator-full-paper/ Ratinho, T., Amezcua, A., Honig, B., & Zeng, Z. (2020). Supporting entrepreneurs: A systematic review of literature and an agenda for research. Technological Forecasting and Social Change, 154, 119956. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Bernada, G. & Papadakos, P. (2015). Criar Propostas de valor. D. Quixote.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios