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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Ditádica de Natação insere-se 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UL e visa o desenvolvimento de compentencias e conhecimentos básicos para o ensino da Natação, incluindo a adapatação ao meio aquático, as técnicas de nado, partida e viragem e conhecimentos básicos do regulamento técnico da Natação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6662-16121
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdo Programático(CP) 1) ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO: proposta metodológica para a adaptação ao meio aquático 2) NATAÇÃO PURA DESPORTIVA 2.1) As técnicas de nado: regulamento, os modelos técnicos e desempenho das técnicas de nado 2.2) Progressões de ensino e aperfeiçoamento das técnicas de nado, partidas e viragens
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: (OA)1)Conheçam e apliquem a terminalogia e o enquadramento nacional e internacional da Natação Pura Desportiva. OA2)Conheçam e apliquem as progressões metodológicas inerentes à adaptação ao meio aquático . OA3) Conheçam apliquem as progressões metodológicas de ensino das 4 técnicas da natação pura desportiva
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARBOSA TM, COSTA MJ, MARINHO DA, QUEIRÓS TM, COSTA AM, CARDOSO L, MATINS M, LEITE F, MACHADO J, SILVA AJ (2022) Manual de referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação, 2a ed. Federação Portuguesa de Natação, Lisboa. ISBN: 978-989-54231-5-6
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Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.
Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) práticas pedagógicas; 3) dossier;
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.
Componentes de Avaliação:
- 35% Dossier
- 30% Avaliação teórica
- 35% Prática pedagógica
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Mobilidade
Mobilidade
Não




