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Disciplina Didática da Natação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Ditádica de Natação insere-se  2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UL e visa o desenvolvimento de compentencias e conhecimentos básicos para o ensino da Natação, incluindo a adapatação ao meio aquático, as técnicas de nado, partida e viragem e conhecimentos básicos do regulamento técnico da Natação. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo Programático(CP) 1) ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO: proposta metodológica para a adaptação ao meio aquático 2) NATAÇÃO PURA DESPORTIVA  2.1) As técnicas de nado: regulamento, os modelos técnicos e desempenho das técnicas de nado 2.2) Progressões de ensino e aperfeiçoamento das técnicas de nado, partidas e viragens
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: (OA)1)Conheçam e apliquem a terminalogia e o enquadramento nacional e internacional da Natação Pura Desportiva. OA2)Conheçam e apliquem as progressões metodológicas inerentes à adaptação ao meio aquático . OA3) Conheçam apliquem as progressões metodológicas de ensino das 4 técnicas da natação pura desportiva
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARBOSA TM, COSTA MJ, MARINHO DA, QUEIRÓS TM, COSTA AM, CARDOSO L, MATINS M, LEITE F, MACHADO J, SILVA AJ (2022) Manual de referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação, 2a ed. Federação Portuguesa de Natação, Lisboa. ISBN:     978-989-54231-5-6  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.

    Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) práticas pedagógicas; 3) dossier;

    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.

    Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.

    Componentes de Avaliação:

    • 35%  Dossier 
    • 30% Avaliação teórica 
    • 35% Prática pedagógica
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