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Disciplina Didática da Ginástica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular da Didática da Ginástica I, enquadra-se no 1º ano da formação  do 2º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, na área da Ginástica, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, o conhecimento, as dimensões de intervenção pedagógica, a Reflexão/ investigação com vista à produção de saberes referenciados à sua ação educativa e Comportamento social que integra a noção de equipa educativa, assumindo a responsabilidade da aprendizagem e da partilha.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Cp1) Caraterização atual dos Desportos Gímnicos. Os Desportos Gímnicos no currículo da Educação Física e Desporto Escolar: Formas de planeamento, organização curricular, regras de segurança e ambiente favorável à aprendizagem. Cp2) Bases, fundamentos e Padrões do Movimento Gímnicos; nas matérias da Ginástica Escolar: Ginástica no Solo, Ginástica de Aparelhos, análise dos modelos de execução técnica, metodologia do ensino, estruturação de unidades de ensino, controlo e avaliação da aprendizagem." Cp3) Diferentes formas de intervenção de professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos, segurança na prática
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC o aluno deverá ser capaz de: (O1) Conceber e realizar planos de observação e de reflexão critica das situações de aprendizagem na matéria de Ginástica, identificando os aspetos inerentes às dimensões de intervenção pedagógica, constante no currículo nacional de Educação Física em todos os níveis de ensino. (O2) Com recurso a diferentes níveis de planeamento e considerando os níveis de “Introdução”, “Elementar” e “Avançado”, preparar e aplicar propostas de ensino dos elementos gímnicos na Ginástica de Aparelhos e Ginástica no Solo, de forma interativa, criativa e inovadora. (O3) Realizar tarefas de ajuda (ao aluno) e dar feedback em situações de aprendizagem na prática docente em contexto simulado. (O4) Analisar e avaliar o desempenho de acordo com as componentes críticas do movimento gímnico nestas especialidades.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: O conhecimento teórico aplicado em exemplos práticos de situações de ensino aprendizagem será reforçado nas aulas práticas laboratoriais;  Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem e resolução de casos práticos; Visionamento e discussão de vídeos e atividades em pequeno grupo com análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real e com informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido;  O ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem disponíveis para os estudantes; A avaliação dos alunos em contexto teórico e teórico-prático incide em diversos parâmetros: conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica, comunicação efetiva e habilidades de desempenho.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora. Araújo, C., Lebre, E. (2006). Manual de Ginástica Rítmica. Porto Editora. Federation international Gymnastics (FIG). (2023) Gymnastics for all: world wide Gabinete Coordenador Desporto Escolar. (2000). A Ginástica na Escola . Programa Nacional do Desporto Escolar. Lisboa: Ed. GCDE/ME. Galhardo, J., Azevedo, L.(2007). Fundamentos básicos da ginástica Acrobática competitiva. Autores Associados. Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico deTrampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Pomona, F. (2020). Gymnastics. ISBN 9786555175547 Programa Nacional de Educação Física https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_ef_programa_3c.pdf Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literaciamotora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.  
  • Avaliação

    Avaliação

    1.Pratica pedagógica em contexto real – elaboração e aplicação do plano de aula , mais reflexão crítica  -  35%       

    2.Teste escrito - 30%

    3.Fichas de observação - 25%

    4.Portefólio - 10%

    Obrigatória avaliação positiva (mínimo 9,5 val.) em todas as componentes e em todos os instrumentos de avaliação para integrar a Avaliação Contínua.

    - Mínimo de 75% de presenças com participação nas atividades das aulas para garantir integração no processo de avaliação contínua;

    - Equipamento desportivo e participação obrigatória nas práticas para validar a presença (estar presente sem participar na prática não é considerado para efeitos de avaliação contínua).

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