-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular da Didática da Ginástica II, em continuidade à Didática da Ginástica I, enquadra-se no 1º ano da formação do 2º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar, área científica Educação Física e Desporto. Em situação de prática pedagógica em contexto real, disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, na área da Ginástica, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, o conhecimento, as dimensões de intervenção pedagógica, a Reflexão/ investigação com vista à produção de saberes referenciados à sua ação educativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-27176
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
(Cp1) Nas matérias da Ginástica Escolar: Ginástica Acrobática, Ginástica Rítmica e Ginástica de Grupo, análise dos modelos de execução técnica, metodologia do ensino, estruturação de unidades de ensino, controlo e avaliação da aprendizagem. (Cp2) Na observação, análise e práticas de avaliação: níveis de qualidade do ensino da Ginástica em ambiente escolar. (Cp3) Na Avaliação de competências: métodos de aferição de critérios, avaliação formativa e sumativa.
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC o aluno deverá ser capaz de: (O1) Conceber, realizar e fundamentar planos de observação e de reflexão critica das situações de aprendizagem na matéria de Ginástica, identificando os aspetos inerentes às dimensões de intervenção pedagógica, Constante no currículo nacional de Educação Física em todos os níveis de ensino. (O2) Com recurso a diferentes níveis de planeamento e considerando os níveis de “Introdução”, “Elementar” e “Avançado”, preparar e aplicar propostas de ensino dos elementos gímnicos na Ginástica Acrobática, Ginástica Ritmica e de Grupo, de forma interativa, criativa e inovadora. (O3) Realizar tarefas de ajuda (ao aluno) nas diferentes situações de aprendizagem. Decidir e aplicar em contexto real as soluções pedagógicas e metodologicamente mais adequadas. (O4) Analisar e avaliar o desempenho de acordo com as componentes críticas do movimento gímnico nestas especialidades.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: O conhecimento teórico aplicado em exemplos práticos de situações de ensino aprendizagem será reforçado nas aulas práticas laboratoriais; Práticas pedagógicas em contexto real na escola pública (protocolo com a faculdade), de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem e resolução de casos práticos; Atividades em pequeno e grande grupo com análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real e auto e hétero reflexão crítica de desempenho com informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido; O ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle. A avaliação dos alunos em contexto teórico e teórico-prático incide em diversos parâmetros: conhecimento, compreensão e aplicação, comunicação efetiva e habilidades de desempenho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora. Araújo, C., Lebre, E. (2006). Manual de Ginástica Rítmica. Porto Editora. Federation international Gymnastics (FIG). (2023) Gymnastics for all: world wide Gabinete Coordenador Desporto Escolar. (2000). A Ginástica na Escola . Programa Nacional do Desporto Escolar. Lisboa: Ed. GCDE/ME. Galhardo, J., Azevedo, L.(2007). Fundamentos básicos da ginástica Acrobática competitiva. Autores Associados. Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico deTrampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Pomona, F. (2020). Gymnastics. ISBN 9786555175547 Programa Nacional de Educação Física https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/eb_ef_programa_3c.pdf Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literaciamotora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
-
Avaliação
Avaliação
1.Pratica pedagógica em contexto real – elaboração e aplicação do plano de aula , mais reflexão crítica de desempenho - 35%
2.Teste escrito - 30%
3.Fichas de observação - 25%
4.Portefólio - 10%
Obrigatória avaliação positiva (mínimo 9,5 val.) em todas as componentes e em todos os instrumentos de avaliação para integrar a Avaliação Contínua.
- Mínimo de 75% de presenças com participação nas atividades das aulas para garantir integração no processo de avaliação contínua;
- Equipamento desportivo e participação obrigatória nas práticas para validar a presença (estar presente sem participar na prática não é considerado para efeitos de avaliação contínua)."
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




